Beta Talk de Maio fala sobre negócios digitais do Algarve para o mundo

Amélia Nobre Santos, diretora da Innuos, e Marek Foth, diretor da GO Laranja, são os convidados da Beta Talk deste […]

Marek e AmeliaAmélia Nobre Santos, diretora da Innuos, e Marek Foth, diretor da GO Laranja, são os convidados da Beta Talk deste mês de Maio, marcada para sábado, dia 16, a partir das 19h00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Amélia Nobre Santos, da Innuos, é formada pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Informática, MBA pelo INSEAD em Singapura/França, e começou a sua carreira na SAP Ibéria, onde deteve diferentes cargos nas áreas de consultoria, desenvolvimento de negócio e comercial.

Após seis anos, foi convidada a integrar a SAP Alemanha, onde trabalhou para o conselho de administração na definição da estratégia global de clientes da empresa.

Depois um estágio na Suíça na área de Marketing e Vendas da Syngenta, decidiu mudar-se para Londres onde esteve quatro anos a trabalhar na Tesco, o terceiro maior retalhista a nível mundial.

Na Tesco, começou por liderar diferentes projetos estratégicos e por fim assumiu a gestão do negócio online para as áreas de Jardinagem, Home Essentials e Papelaria.

Após quase 15 anos de carreira em grandes empresas, decidiu juntar-se a outro sócio para fundarem a Innuos, com o objetivo de oferecer soluções de casa digital, fáceis de instalar e usar e a preços muito mais acessíveis do que a atual oferta no mercado.

Depois de algumas tentativas menos conseguidas, fizeram uma prova de conceito muito bem sucedida no Reino Unido, nas áreas de música e filmes.

Foi então que decidiram fundar a empresa em Portugal, mais concretamente no Algarve.

Aqui estão a ser produzidos os sistemas que são vendidos maioritariamente para o Reino Unido, mas que já chegam a um pouco por todo o mundo – como Alemanha, França ou até mesmo Austrália, Hong Kong e Singapura.

Beta Talk_julho_14Um projeto que começou com os dois sócios fundadores, iniciou o ano passado o seu processo de expansão e conta agora com sete pessoas em áreas como ID&T em software e hardware, operações, marketing, vendas e suporte a clientes.

Marek Foth, da GO Laranja, nasceu em 1967, em Berlim ocidental. Tem formação na área de vendas e marketing e mudou-se em 1991 para o Algarve, sendo na cidade de Lagos que reside com a sua família.

Fluente em Inglês, Alemão e Português é muito curioso e atento a tudo o que se passa em seu redor.

A sua paixão pela programação e webdesign e a vontade de ter um negócio próprio leva-o a desenvolver um projeto ligado ao comércio tradicional.

Com anos de experiência em vendas de publicidade, principalmente na imprensa escrita, juntou os seus conhecimentos de informática e criou o projeto GOlaranja.

Lançada a 1 de abril de 2013, esta ferramenta de marketing direto tem como principal objetivo dinamizar o comércio tradicional e turístico na região do Algarve, associado a um conceito único, inovador e diferenciador do já existente no mercado, oferecendo vantagens aos utilizadores sejam eles residentes ou turistas.

São, assim, duas visões empreendedoras que irão partilhar com os participantes em mais uma Beta Talk quais os desafios que enfrentam para ganhar o seu espaço no mercado.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo habitual apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina, que desde o primeiro momento estabeleceram uma parceria com a Beta Talk, promovendo os vinhos produzidos no concelho.

 

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação na Beta Talk de abril é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://tinyurl.com/kybvmoy, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do “Sul Informação” e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível da turma 11º O do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica e em vídeo.

A Beta Talk conta ada com a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, da rádio universitária RUA FM, da APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, do GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing, e da Inesting, além da página Algarve Emprego, em termos da divulgação.

Comentários

pub