Guitarrista albufeirense Rui Mourinho atua em Tavira no sábado

O guitarrista Rui Mourinho vai ser o protagonista de novo concerto do ciclo «Música nas Igrejas», que terá lugar no […]

Rui_MourinhoO guitarrista Rui Mourinho vai ser o protagonista de novo concerto do ciclo «Música nas Igrejas», que terá lugar no sábado, às 18 horas, na Igreja da Misericórdia, em Tavira.

O músico albufeirense vai apresentar um repertório que integra as peças «Sonata for Guitar», de António José, «The Weeping of Dreams», de Stephen Goss, e «Valses Poéticos», de Enrique Granados.

Rui Mourinho é natural de Portimão, mas vive em Albufeira desde que nasceu, em 1976. Em 1993, ingressou no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina. É mestre em Música e em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou na classe de guitarra de Piñeiro Nagy e nas classes de Música de Câmara de Olga Prats, Nuno Inácio e Stephen Bull.

Participou em diversas master-classes e integrou o grupo “Vá-de-Viró”, com o qual realizou vários recitais por todo o país e gravou o CD «Outras Músicas». Colaborou, igualmente, na gravação dos CD «Balletti» e «Ensemble de Flautas do Município de Loulé».

Tem atuado em vários festivais, nomeadamente: «Rencontres Musicales Internationales 2003», na Académie Internationale de Musique Yehudi Menuhin, na Suíça; «XL Festival do Estoril»; «Festival de Música da Escola Superior de Música de Lisboa» (1.ª e 2.ª edições); «1.º Festival de Música Erudita de Tavira»; e «Festival de Guitarra da Academia de Amadores de Música de Lisboa (2004)».

Atualmente, para além da sua atividade concertista a solo, dedica-se ao reportório de câmara enquanto membro do Quarteto Concordis e é, simultaneamente, professor de guitarra clássica, no Conservatório de Música de Albufeira e na Escola Básica e Secundária da Bemposta em Portimão.

 

Programa:

Sonata for Guitar – Antonio José (1902-1936)
Allegro Moderato
Menuet
Pavana Triste
Finale

The Weeping of Dreams – Stephen Goss (b.1964)
Cantiga
Madrugada
Alborada

Valses Poéticos – Enrique Granados (1867-1916)
Vivace molto and Melodico
Tempo de Vals noble
Tempo de Vals lento
Allegro humorístico
Allegretto (elegante)
Quasi ad libitum (sentimental)
Vivo
Presto

Comentários

pub