São Brás de Alportel cria Fundo Social de Emergência

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel criou um Fundo Social de Emergência, para «melhorar as respostas a dar […]

Câmara de São BrásA Câmara Municipal de São Brás de Alportel criou um Fundo Social de Emergência, para «melhorar as respostas a dar às situações mais emergentes de carência social e económica que afetam algumas famílias do município».

Este Fundo destina-se a casos de emergência social, como a aquisição de bens de primeira necessidade, artigos de bebé, medicamentos e todo um conjunto de outras situações, «devidamente justificadas e fundamentadas na intervenção social», salienta a autarquia em nota de imprensa.

Esta nova resposta social será gerida em parceria pelos Serviços Sociais Municipais, a quem cabe encaminhar os pedidos de utilização, devidamente fundamentados nas intervenções sociais em curso, e por uma instituição particular de solidariedade social local, o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

A proposta de criação desta nova resposta social mereceu a aprovação unânime do executivo municipal na reunião de dia 29 de Dezembro e terá por base um apoio financeiro atribuído pela Câmara Municipal, podendo contar no futuro com o apoio de diversas entidades e beneméritos.

A autarquia explica, na sua nota de imprensa, que «o prolongamento do complexo quadro financeiro do país tem contribuído para intensificar as situações de carência social e económica existentes, verificando-se o aumento do número de famílias que estão a ser acompanhadas pelos Serviços Sociais do Município».

Por isso, «são cada vez mais os lares que mensalmente recebem apoios alimentares através da Plataforma Local de Ajuda Alimentar, numa parceria que junta a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia, os núcleos locais da Cáritas e o Exército de Salvação, para além das largas dezenas de famílias que são apoiadas pela Loja Social ao longo do ano, com todo um conjunto de bens de primeira necessidade».

Também em crescimento está o número de novos processos na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Brás de Alportel, bem como as «novas situações de verdadeira emergência social, com crianças de muito tenra idade a precisarem de toda a ajuda possível».

Por tudo isso, para «dar a mais rápida e eficaz resposta a este tipo de necessidades», a autarquia criou o Fundo Social de Emergência, que «pretende dar continuidade ao profícuo trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido no território são-brasense na área social, através da Rede Social e de outras estruturas informais».

Comentários

pub