Rui Pinheiro é o novo Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul

Rui Pinheiro é o novo Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul, John Avery é Maestro Associado e Cesário Costa […]

Rui_PinheiroRui Pinheiro é o novo Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul, John Avery é Maestro Associado e Cesário Costa é o Principal Maestro Convidado. Estas são as alterações na equipa artística da OCS, no arranque da nova temporada.

Rui Pinheiro foi Maestro Associado da Orquestra Sinfónica de Bournemouth (Reino Unido) entre 2010 e 2012, onde dirigiu mais de uma vintena de programas, destacando os Hall of Fame e as celebrações do Jubileu da Rainha Elisabeth II.

Foi Maestro Titular da Orquestra do Conservatório Nacional de Lisboa (2005-2008) e em Londres foi Diretor Musical do Ensemble Serse, companhia de ópera barroca em instrumentos de época, e fundou o Ensemble Disquiet, dedicado à divulgação da música contemporânea portuguesa (2008-2010).

Em Portugal, dirigiu as principais orquestras, como a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Clássica da Madeira e a Filarmonia das Beiras.

A temporada passada marcou também a sua estreia operática no Teatro Nacional de São Carlos, com a produção de A Filha do Regimento, de Donizetti.

orquestra classica do sulNo Reino Unido, destacam-se concertos com a Orquestra da Ópera Nacional de Gales (com Julian Lloyd-Weber) no Festival Internacional de Fishguard (2012), concertos nos festivais Vienna – City of Dreams da Orquestra Philharmonia e nos BBC Proms-Plus em direto para a BBC – Radio 3 (2009-2010).

Projetos futuros incluem a direção musical de uma Zarzuela no Teatro Nacional de S. Carlos (produção do Teatro de Zarzuela de Madrid) e concertos com a Orquestra Gulbenkian e Orquestra Nacional do Porto – Casa da Música. Rui Pinheiro é agenciado por Worldwide Artists, Lda.

Quanto à temporada 2015 da Orquestra Clássica do Sul, prevê-se «uma programação diversificada, tanto nos reportórios, como nas propostas para diferentes públicos, onde o património musical erudito, que é a sua essência, se cruza com outras vertentes artísticas», pretendendo «sobretudo criar os espaços para que esta seja uma instituição dinamizadora na criação de oportunidades para jovens músicos, compositores e maestros».

A OCS, fundada em 2002 como Orquestra do Algarve, tornou-se Orquestra Clássica do Sul em Setembro de 2013, com o objetivo de levar a sua missão às regiões do Algarve, do Alentejo e da Península de Setúbal em Portugal e da Andaluzia em Espanha, oferecendo uma programação diversificada e de elevada qualidade artística.

Comentários

pub