Presidente da Câmara de Loulé recebido no Vaticano

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e membro do Comité Diretor do Conselho dos Municípios e Regiões da […]

VaticanoVítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e membro do Comité Diretor do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa em representação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, integrou uma comitiva restrita para uma visita de trabalho ao Vaticano, durante a qual foi recebida pelo secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin.

A visita deu-se à margem da conferência “Cidadania e Geminações”, que decorreu em Roma, nos dias 15 e 16 de Dezembro.

Durante esta receção pelos responsáveis da Santa Sé, Vítor Aleixo teve a oportunidade de dar nota relativamente às características do Município de Loulé e quais as políticas que, neste momento, são levadas à prática, nomeadamente as de natureza social, que visam o apoio aos cidadãos mais desfavorecidos e atingidos pela crise.

A conferência “Cidadania e Geminações” pretendeu aprofundar o importante debate sobre o conceito de “cidadania europeia” enquanto conceito não abstrato de “conquista duradoura, fruto do envolvimento dos cidadãos europeus na vida pública e de inúmeros projetos nos quais investiram as suas emoções e sua capacidade intelectual”.

A importância do trabalho em conjunto – os cidadãos de todos os Estados-Membros e os seus representantes nas instituições da União Europeia – foi outro dos temas centrais deste evento, com vista a poder “aproveitar ao máximo o potencial que uma Europa unida nos oferece e enfrentar, de mãos dadas, os desafios do mundo atual”.

Depois da Polónia (Lodz), esta foi a segunda visita realizada pelo autarca de Loulé enquanto membro do Comité Diretor do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa, o órgão dirigente desse Conselho.

No exercício destas funções, Vítor Aleixo posiciona-se como «defensor convicto dos interesses concelhios, regionais e nacionais no contexto europeu».

Comentários

pub