Ordem dos Engenheiros abre nova sede em Faro para se aproximar dos sócios algarvios

A Ordem dos Engenheiros (OE) inaugurou no passado sábado a nova sede da sua delegação regional do Algarve, situada em […]

Inauguração Sede Ordem Engenheiros Faro_9A Ordem dos Engenheiros (OE) inaugurou no passado sábado a nova sede da sua delegação regional do Algarve, situada em Faro.

Este é um espaço multifacetado, que tem em conta não só as questões de ordem administrativa, mas também a formação e até os momentos mais informais.

Traz também a «dignidade» que os responsáveis pela ordem consideram que não existia nas antigas instalações.

Mais de uma centena de associados desta ordem profissional estiveram na inauguração da nova sede, num universo de cerca de mil elementos inscritos na região do Algarve. Um bom sinal, consideram os dirigentes da OE, já que um dos grandes objetivos da entidade ao investir na aquisição e adaptação do espaço foi «aproximar a Ordem dos seus membros e os seus membros da Ordem».

E não foi só a delegação do Algarve que passou a ter uma nova sede. Este foi um desígnio nacional da atual direção da Ordem dos Engenheiros, frisado na cerimónia de inauguração do novo espaço em Faro pelo Bastonário da OE Carlos Matias Ramos e pelo presidente do Conselho Diretivo da Região Sul Carlos Mineiro Aires.

«A Ordem dos engenheiros tem que ter uma imagem que se adeque à dimensão e responsabilidade que a instituição tem no país. Isto não acontecia, até agora. Foi, de facto, um grande desígnio, principalmente aqui no Algarve, para que houvesse uma casa para os membros se encontrarem, para motivar a presença de outros interlocutores – outras Ordens, personalidades da sociedade civil, em geral – e era, efetivamente, um objetivo importante», revelou Carlos Mineiro Aires, em declarações ao Sul Informação.

As atuais instalações são bem diferentes das antigas, situadas no mesmo edifício que o Café Aliança, que se encontra fechado devido ao seu estado de degradação. E há muito que muda, a começar pela «acessibilidade». «Havia muitos membros que já não conseguiam subir aquelas escadas, mesmo os mais jovens», ilustrou o presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE.

Na nova sede, situada num rés-do-chão da Rua Dr. João Lúcio (a rua dos CTT, perto do Largo da Pontinha), este problema não se coloca. Mas há muito mais novidades, como frisou o Delegado Distrital de Faro José Campos Correia. Além do balcão de atendimento, que permite a qualquer membro da ordem ou pretendente a associado tratar dos seus assuntos, há um auditório, onde se poderão promover «ações de formação, debates e conferências», entre outros eventos.

Numa perspetiva de estimular o convívio e a aproximação dos engenheiros à Ordem, foi, ainda, criada uma zona para estar, «com acesso à Internet, sofás e publicações». Este espaço está aberto a qualquer membro que queira fazer uma pausa, aceder à Internet ou mesmo «promover uma reunião».

Inauguração Sede Ordem Engenheiros Faro_4Esta abertura para utilização das instalações não se fica por aqui. Campos Correia frisou que o auditório também está à disposição de membros que aí queiram promover «debates ou apresentações».

Campos Correia não escondeu o orgulho que tem nas novas instalações e fez questão de frisar o trabalho realizado pelos seus antecessores. Estes foram, igualmente, recordados por Carlos Mineiro Aires, que ofereceu três retratos dos delegados que precederam Campos Correia, para enfeitar a nova sede.

«Coube-me a mim dar este passo, que acho que é muito importante. A opinião unânime das cerca de 120 pessoas aqui presentes é que são instalações muito adequadas, dignas, muito bem dimensionadas e que serão uma grande motivação para os engenheiros da região se aproximarem mais da Ordem e entre si, ao frequentar este espaço, que é o que nós desejamos», disse José Campos Correia, à margem da sessão de inauguração.

Segundo o delegado regional, a OE investiu «mais de 200 mil euros» na aquisição e adaptação das novas instalações, um «valor simpático».

 

Atrair jovens à Ordem dos Engenheiros é grande objetivo

Inauguração Sede Ordem Engenheiros Faro_11A nova sede também poderá ser útil para captar novos membros, nomeadamente jovens engenheiros. A juventude foi, de resto, frisada pelos diferentes intervenientes, nos seus discursos.

No dia anterior, o Bastonário da OE e os representantes da Ordem da Região Sul e do Algarve já haviam assinado um protocolo com a Universidade do Algarve, que também visa aproximar a entidade dos estudantes de engenharia. «Este protocolo com a UAlg dá um sinal da importância que nós damos à educação de qualidade», frisou o Bastonário Carlos Ramos.

Campos Correia lembrou que, neste momento, há já mais de cem membros-estudantes da universidade algarvia nas listas da Ordem.

Assim, o protocolo assinado na sexta-feira vem aprofundar uma ligação que existia antes. «Já há muitos anos que temos esta ligação. Mantemos um contacto permanente e muito frutuoso, e fazemos muitas ações conjuntas. Neste ano que passou, penso que foram 15 a 20», ilustrou Campos Correia.

 

 

 

 

 

Comentários

pub