Direção Regional de Cultura do Algarve já tem novo sítio na internet

O endereço é o mesmo – www.cultalg.pt -, mas o conteúdo e o aspeto são bem diferentes. A partir desta […]

SITEO endereço é o mesmo – www.cultalg.pt -, mas o conteúdo e o aspeto são bem diferentes. A partir desta qinta-feira, 18 de Dezembro, já está online o novo site institucional da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Entre as principais novidades deste sítio na internet, que tinha sido apresentado ao público a 17 de Outubro, na Fortaleza de Sagres, está o acesso aos conteúdos dos monumentos afetos àquela Direção Regional, que agora passa a poder ser feito a partir do mesmo endereço ou diretamente para o site www.monumentosdoalgarve.pt.

Com o design gráfico desenvolvido por Tiago Ferreira, no âmbito do estágio do curso de Design de Comunicação, da Escola superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve, o novo site resultou da necessidade sentida pela Direção Regional de Cultura do Algarve de mudar em relação ao “velho site” com mais quinze anos de existência. A ideia foi «modernizar a imagem, conferir atratividade, dinamismo e sobretudo maior interatividade com o visitante/utilizador, através de informação concentrada e de mais fácil acesso aos conteúdos».

Os aspetos técnicos do site foram desenvolvidos pela empresa VérticeData – Sistemas Informáticos, Lda.

MONUMENTOSAlém da informação institucional e ligações a sites de outros organismos e instituições, estarão disponíveis micro-sites com informação sobre os monumentos afetos à Direção Regional, sobre o programa DiVaM , de dinamização dos monumentos, links para itinerários turísticos e culturais – Rota de Al-Mutamid, Rota dos Omíadas, Rota Descubriter/Portal dos Descobrimentos – e sobre o Prémio Regional «Maria Veleda».

Destaques e newsletters divulgarão eventos, atividades dos agentes culturais da região e outras ações com temáticas de interesse cultural.

No futuro, haverá também uma loja online para compra de produtos de merchandising dos monumentos algarvios e edições da Direção Regional e, pensando noutras faixas de público, estará disponível uma biblioteca virtual com ligação à Biblioteca e Centro de Documentação da Direção Regional com links para outros organismos.

«O novo site é também um contributo para a divulgação cultural do Algarve, potenciador da fruição das iniciativas e bens culturais regionais», sublinha a DRCultAlg em nota de imprensa.

Comentários

pub