Direção Regional de Cultura do Algarve vai ter novo portal na internet

O novo site da Direção Regional de Cultura do Algarve, que estará online a partir de Dezembro próximo, foi apresentado […]

novo siteO novo site da Direção Regional de Cultura do Algarve, que estará online a partir de Dezembro próximo, foi apresentado esta sexta-feira, dia 17, na Fortaleza de Sagres, aproveitando a visita do secretário de Estado da Cultura àquele que é o monumento mais visitado do Algarve.

«O site que ainda temos em funcionamento já é dos anos 90 e isso é visível», explicou Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional de Cultura, justificando a necessidade de produzir um interface na internet «com bom aspeto no primeiro contacto, com fotografias do nosso património de grande qualidade e capaz de uma maior interatividade com o visitante».

O novo site foi desenvolvido por Tiago Ferreira, um jovem estagiário do curso de Design da Universidade do Algarve, que já tinha sido o responsável pela imagem do DiVaM, programa de eventos culturais nos monumentos algarvios.

Desta vez, sublinhou a diretora regional, «quisemos tornar a imagem de um site que é institucional o mais atrativa possível». Além da informação mais institucional – já que, sublinhou Alexandra Gonçalves, «o nosso público alvo é sobretudo o da região, em especial as associações e os municípios» -, o sítio na internet contém ainda, por exemplo, uma espécie de micro-sites com informação sobre os monumentos e o programa DiVaM, links para o portal Descubriter e ainda para o Promontório de Sagres.

Aliás, revelou, numa fase posterior «vai ser desenvolvido um site sobre o Promontório, com acesso a partir do site da Direção Regional».

O novo sítio na internet também irá incluir, no futuro, uma loja online, onde se possa comprar os produtos de merchandising produzidos, por exemplo, para os monumentos algarvios sob tutela da Direção Regional, ou os livros por ela editados.

A propósito de livros, o futuro site terá ainda uma área dedicada à biblioteca e centro de documentação daquele organismo, incluindo mesmo um link para os de outras Direções Regionais e organismos.

«Este é um processo em continuidade, mas até ao final do ano contamos ter todos os conteúdos incluídos no site, que vai ser lançado em Dezembro».

Para já, o sítio «está todo em Português, mas vai ser traduzido para Inglês», garantiu a diretora regional. «O anterior site não nos permitia fazer isso, mas com este é possível, por isso, vamos avançar por aí».

«O que se pretendeu fundamentalmente foi aglutinar a informação, tornar o acesso mais fácil a todos os conteúdos, criando também um site mais atrativo e mais amigo do utilizador», concluiu Alexandra Rodrigues Gonçalves.

Pela amostra apresentada em Sagres, o novo sítio na internet promete. Resta esperar por Dezembro para poder, então, testar o site inteiramente redesenhado e reformulado.

Comentários

pub