Alimentação saudável, para miúdos e graúdos, é tema de conversa na Biblioteca Municipal de Loulé

A alimentação saudável é o tema da próxima edição do “Conversas de Graúdos sobre Miúdos”, que se realiza na Biblioteca […]

Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen - C.M.Loulé - MiraA alimentação saudável é o tema da próxima edição do “Conversas de Graúdos sobre Miúdos”, que se realiza na Biblioteca Municipal de Loulé. Esta sessão está marcada para o dia 11 de dezembro, quinta-feira, às 18h30 e conta com a presença da dietista Lisa Cartaxo.

Segundo nota de imprensa da Câmara Municipal de Loulé, «nesta conferência será feita uma reflexão sobre a alimentação saudável. Em Portugal, o excesso de peso afeta um terço das crianças. Uma alimentação saudável, associada à prática regular de atividade física ajuda na prevenção e controlo do peso. As famílias desempenham um papel chave na promoção e aquisição de estilos de vida saudáveis. Redescobrir as nossas tradições alimentares, a importância do convívio familiar à mesa e dicas para refeições saborosas, nutritivas e rápidas serão os tópicos centrais desta “conversa”».

Lisa Cartaxo é licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde de Faro. Desempenha funções de dietista no Centro Saúde de Loulé desde 2007, onde colabora em diversos programas e projetos de carácter comunitário (Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve; Programa de Promoção da Qualidade Nutricional das Refeições em Estabelecimentos de Educação).

A dietista integra ainda a Equipa de Saúde Escolar local, o Curso de Preparação para a Parentalidade na área da alimentação e promoção do aleitamento materno e foi docente na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve – Curso de Dietética e Nutrição em 2011.

A autarquia explica que «com o Ciclo “Conversas de Graúdos sobre Miúdos” pretende-se trazer ao diálogo, com moderação de especialistas nas várias áreas, assuntos tão diversos como a nutrição infantil, o programa massagem nas escolas, autismo, terapia da fala, literatura infantil, perturbações do sono, entre muitos outros.

Após a apresentação de uma exposição acerca do tema, com a duração de aproximadamente 45 minutos, haverá espaço para conversa e partilha de ideias com o público presente, tendo em consideração a importância da partilha de opiniões entre especialistas, pais e os diversos profissionais relacionados com a educação.

Aos participantes na sessão, que tem entrada livre, será dada uma declaração de presença. A iniciativa “Conversas de Graúdos sobre miúdos” realiza-se mensalmente na Biblioteca Municipal de Loulá, todos os meses com um tema diferente, até junho de 2015.

Comentários

pub