Associação de Municípios Terras do Infante distribui kit cartográfico atualizado

A Associação de Municípios Terras do Infante, que engloba Aljezur, Lagos e Vila do Bispo, distribuiu por cada um dos […]

Terras do Infante_kit_cartografico (3)A Associação de Municípios Terras do Infante, que engloba Aljezur, Lagos e Vila do Bispo, distribuiu por cada um dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos corpos de Bombeiros Voluntários um novo kit cartográfico. O objetivo é dotar essas entidades de uma cartografia de apoio ao combate a incêndios.

Este kit inclui uma nova cartografia de base, mas também a utilização dos novos equipamentos informáticos, nomeadamente tablets, com todas as suas potencialidades de georeferenciação por GPS, comunicação de dados, medições de distância e áreas automatizadas.

O sistema tem também uma capacidade de atualização de dados de base, nomeadamente da rede viária, pontos de água, faixas de gestão de combustível e outros dados que possam vir a ser considerados necessários, que o formato em papel dificilmente suportaria.

A primeira versão deste kit cartográfico foi elaborada em 2009. Tratava-se de uma cartografia de apoio ao combate aos incêndios, elaborada com base nas cartas topográficas militares e nos ortofotomapas de 2005.

Terras do Infante_kit_cartografico (1)Esta cartografia continha ainda impressos, sobre aquelas bases cartográficas, os elementos disponíveis na altura, considerados como peças-chave na delineação das estratégias de combate a incêndios, tais como a rede viária padronizada, pontos de água classificados em função da sua acessibilidade a meios terrestres e aéreos, faixas de gestão de combustível que se encontrassem executadas, os locais de estacionamento das equipas de sapadores florestais, entre outros.

No entanto, este kit cartográfico, em formato de papel, já estava bastante desatualizado – os ortofotomapas ali constantes têm já cerca de 10 anos – e o seu manuseamento não era suficientemente expedito, pelo que a Associação Terras do Infante decidiu fazer a sua atualização e adaptá-lo aos novos meios tecnológicos.

Os municípios de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo servem assim de polo de teste e desenvolvimento destes kits cartográficos, que poderão, mais tarde, vir a ser adotados, de forma normalizada, pelos restante municípios do distrito.

Comentários

pub