Nova linha de produtos TASA apresentada com sucesso na Feira da Dieta Mediterrânica

A nova linha de produtos do Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, integrando a Coleção Montagnac, foi apresentada no […]

tasa_1A nova linha de produtos do Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, integrando a Coleção Montagnac, foi apresentada no sábado, 6 de Setembro, na 2ª Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira.

A apresentação contou com a presença de dois dos artesãos envolvidos e de duas designers da ProActivetur, empresa que está a executar a 2ª fase do TASA, mas contou também com um convidado especial – o secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier -, bem como com os presidentes da Câmara Municipal de Tavira e da CCDR Algarve.

A inspiração para os novos produtos apresentados baseou-se no património cultural do Alentejo e do Algarve, em especial na dieta mediterrânica que, em dezembro de 2013, mereceu a inscrição na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Os produtos, com uma linha estética inspirada em padrões das mantas alentejanas que remontam à herança árabe, integram a Coleção Montagnac: a Tarrina inspirada no tarro alentejano, o Galheteiro inspirado nas antigas almotolias, os Individuais de refeição inspirados na manta alentejana, o Faqueiro completo feito com madeira de urze e cerâmica, os Tabuleiros em madeira de faia com pilão de seixo e recipientes de barro incorporados.

tasa_2Mantendo a metodologia e a visão inicial do projeto iniciado em Agosto de 2010, está em curso a 2ª fase do Projeto TASA, que tem como uma das metas previstas a criação e colocação no mercado de 15 novos produtos.

Parte deles serão concebidos a partir do trabalho conjunto de artesãos do Algarve, do Alentejo e da Andaluzia, no âmbito do Eurorregião AAA, instrumento de cooperação entre as três regiões, da qual David Santos, presidente da CCDRA, assumiu a Presidência durante o biénio 2012-2014.

A segunda edição da Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, juntou milhares de pessoas durante estes três dias de 5, 6 e 7 de Setembro, dando a conhecer e festejando a Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O ministro adjunto do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro esteve presente no dia da inauguração e abertura do certame da Feira, juntamente com os representantes das entidades impulsionadoras deste grande projeto mundial, os presidentes da CCDR Algarve, da Câmara Municipal de Tavira e da RTA, bem como o diretor regional de Agricultura e Pesca, entre outras entidades regionais e locais.

Comentários

pub