Novo evento «Calçadas» leva a arte às ruas de São Brás de Alportel

O evento «Calçadas, a Arte sai à Rua» vai animar o Centro Histórico de São Brás de Alportel, na sexta-feira, […]

SãoBrás_Largo da Praça velhaO evento «Calçadas, a Arte sai à Rua» vai animar o Centro Histórico de São Brás de Alportel, na sexta-feira, dia 15 de agosto. Demonstrações de música, dança, contos, fotografia, pintura e escultura, artesanato, entre muitas outras manifestações artísticas, bem como a gastronomia local, podem ser desfrutadas entre as 20 e as 2 horas.

A iniciativa é uma organização conjunta da Câmara são-brasense e de um grupo informal de cidadãos, pensada no âmbito das comemorações dos cem anos da elevação de São Brás a concelho. A ideia do evento «nasceu espontaneamente da comunidade» e acabou por mobilizar associações e entidades locais, «com o objetivo comum de dar a conhecer a riqueza criativa da comunidade são-brasense e abrir portas do burgo antigo da vila».

O conceito desta festa «inédita» assenta na criação de seis espaços de fruição distintos, que acolhem diferentes manifestações culturais ao longo da noite: «o espaço da dança e performance, no Adro da Igreja; o espaço da música na antiga Praça Velha; o Café Concerto no Pátio do Palácio (atual Centro de Artes e Ofícios), no Largo do Mercado, com talentos são-brasenses; o espaço do teatro de fantoches no claustro da Biblioteca Municipal; o espaço dos “Contos de Assustar”, na “Calçadinha” de São Brás, antiga via de origem romana; e o novo Pátio Vila Adentro, um espaço que será aberto ao público neste dia, após uma intervenção de reabilitação».

A inauguração do Pátio Vila Adentro também se faz com música. A Orquestra Clássica do Sul, que trará a este espaço uma seleção de música do cinema, num percurso pelos clássicos da sétima arte e o louletano Dino Santiago são os convidados para animar este espaço.

«Nas ruas, o artesanato local dá a conhecer as potencialidades de inúmeras matérias-primas, trabalhadas com mestria e inovação por artistas são-brasenses. Neste Mercadinho de Artesãos de oferta diversificada, os visitantes podem encontrar objetos decorativos, utilitários, bijutaria, entre muitas outras sugestões», segundo a Câmara de São Brás.

Outras atrações são «a antiga Mercearia, no Largo do Mercado, a casinha estreita que se esconde junto ao Largo Menina Souzinha e entrar na antiga Farmácia Passos e na casa/galeria de Valerie Lindot onde se respira arte», além dos artistas a trabalhar ao vivo e das portas antigas que «ganharão novo rosto pela mão de jovens pintores».

Comentários

pub