Lagoa festeja Nossa Senhora da Luz com procissão, feriado e música

A tradicional procissão pelas ruas da cidade de Lagoa, com a imagem de Nossa Senhora de Luz, é o ponto […]

senhora da luzA tradicional procissão pelas ruas da cidade de Lagoa, com a imagem de Nossa Senhora de Luz, é o ponto alto das festas em honra da padroeira, marcadas para 8 de setembro, feriado municipal.

Mas os festejos incluem ainda feira e quermesse, bem como dois concertos, no palco montado no Largo dos Combatentes da Grande Guerra , fronteiriço à Igreja Matriz, junto à Biblioteca e Arquivo Municipal: no domingo, dia 7, às 22h00, tem lugar a atuação do Padre Borga e da sua Banda, seguindo-se na segunda-feira, 8 de setembro, feriado municipal, a atuação de Andreia Portilho, seguindo-se José Malhoa e suas bailarinas.

Os festejos em honra de Nossa Senhora da Luz são uma organização da Paróquia de Lagoa, que conta com o apoio da Câmara – nomeadamente na logística e animação cultural – e da União de Juntas de Freguesia Lagoa e Carvoeiro.

Sendo Lagoa uma terra rica em potencialidades agrícolas, destaca-se, também, pela sua riqueza patrimonial com, entre outras, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, que sofreu transformações ao longo dos tempos, muitas das quais foram determinadas por sucessivas reconstruções que os diversos terramotos exigiram.

O maior de todos e que ficou eternizado na História de Portugal foi o de 1755, que arrasou toda a Vila, tirando a vida a muitas pessoas e destruindo inúmeros edifícios. Mas, em menos de um século, a igreja estava novamente de pé, reparada e bonita. Terminada a sua restauração, o templo foi consagrado a Nossa Senhora da Luz.

Igreja Matriz de LagoaA imagem de Nossa Senhora da Luz fez  a sua primeira saída em procissão, na então vila de Lagoa, por decisão da Junta da Paróquia, a 9 de agosto de 1837.

A procissão da Nossa Senhora da Luz arrasta consigo o peso de fortes tradições religiosas, acumuladas através dos anos e tem sido assumida como cartão de visita religioso deste concelho.

«Ninguém que assista à solene procissão ficará indiferente ao fervor religioso do povo. É uma procissão algo imponente, apesar da simplicidade de que se reveste. Imagem e andor num conjunto equilibrado transmitem à cerimónia festiva a grandeza dos momentos espirituais, particularmente quando a imagem da Senhora da Luz, subindo vagarosamente a rua da Praça se despede do seu povo, regressando à Igreja Matriz, o que acontece todos os anos no mesmo dia», sublinha a Câmara de Lagoa.

Comentários

pub