Jovens olhanenses recebem menção honrosa no concurso de ideias «Inova»

O projeto das jovens olhanenses Lúcia Santos e Sara Gaspar recebeu uma menção honrosa no concurso de Ideias e Empreendedorismo […]

550x411xpremio-inova-2014-1.jpg.pagespeed.ic.XIny6WOgknO projeto das jovens olhanenses Lúcia Santos e Sara Gaspar recebeu uma menção honrosa no concurso de Ideias e Empreendedorismo Juvenil «Inova 2013/14». As alunas da Escola EB2/3 João da Rosa apresentaram a ideia de caráter social «C-Bar Catering» e acabaram distinguidas. O prémio foi entregue no dia 6 de junho, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

O projeto «C-Bar Catering», foi a concurso na categoria de projetos de terceiro ciclo e secundário. Consiste na criação de um catering, com serviços de hotelaria dentro/fora da escola e «pretende ser um projeto de utilidade, visibilidade e com elevadas perspetivas de concretização».

Através deste projeto pretende-se promover uma alimentação saudável, integrando o movimento slowfood na própria escola, criando uma horta pedagógica, utilização dos produtos na confeção dos pratos e promoção deste estilo de vida, através da elaboração de folhetos informativos.

«O esforço e dedicação das alunas Lúcia Santos e Sara Gaspar, coordenadas pela professora Mónia Mesquita, do Agrupamento João da Rosa, foi reconhecido com esta distinção que valorizou o espírito empreendedor e criativo das alunas, dando-lhes prespetivas de concretizarem os seus projetos e desenvolverem a sua criatividade», considerou a Câmara de Olhão, numa nota de imprensa.

O agrupamento de escolas onde as duas jovens estudam defende uma formação qualificada para uma melhor integração no mundo do trabalho. «Assente numa política de desenvolvimento local (dando resposta às necessidades das empresas e proporcionando-lhes recursos humanos com as qualificações necessárias) o Agrupamento João da Rosa pretende igualmente contribuir para a diminuição do abandono/insucesso escolar», ilustrou a autarquia.

A iniciativa INOVA, que já vai na sua terceira edição e contou com o envolvimento de cerca de 10.500 crianças e jovens, resulta da cooperação interministerial entre as áreas da Economia, da Juventude e da Educação, numa parceria entre a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do BIS – Banco de Inovação Social, a DGE – Direção-Geral da Educação, a DGESTE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora.

Comentários

pub