Clavisimbalum, alaúde 10 ordens e teorba no ciclo de Música Antiga na Ermida de Guadalupe

Clavisimbalum, viola de gamba, alaúde 10 ordens, teorba ou cravo são apenas alguns dos instrumentos a utilizar durante os cinco […]

ClavisimbalumClavisimbalum, viola de gamba, alaúde 10 ordens, teorba ou cravo são apenas alguns dos instrumentos a utilizar durante os cinco concertos do III ciclo de música antiga “Sons Antigos a Sul”, que começa na sexta-feira, dia 1 de agosto, na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo).

Este é um projeto de promoção e divulgação da Música Antiga no Barlavento Algarvio, organizado pela Academia de Música de Lagos, sob a direção artística de Elsa Mathei.

Os concertos, cuja entrada custa 5 euros, irão realizar-se todas as sextas feiras do mês de agosto, às 17 horas, integram o programa de Dinamização e Valorização Cultural dos Monumentos (DiVaM), promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

O ciclo começa a 1 de agosto, com o grupo «Vox Antiqua», composto por Joana Godinho (soprano), João Moreira (tenor) e Helena Correia (alaúde 10 ordens e teorba).

image005No dia 8, será a vez do grupo «Armilar», composto por Sari Straatsma (traverso), Jiyun Kang (viola de gamba) e Elsa Mathei (cravo).

A 15 de agosto, serão os sons de «Voce Humana» a ecoar na Ermida de Guadalupe, trazendo Daniela Tomaz (flautas), Catarina Costa e Silva (soprano e dança), Maria Bayley (alto e clavisimbalum), Isaac Alonso de Molina (tenor) e Tiago da Sé (baixo).

Segue-se, no dia 22, o grupo «Aliseos», formado por Nuno Mendes (violino), Joan Cervera (violino) e Marion Peynol (violoncelo).

O ciclo dedicado à Música Antiga termina a 29, com «Ars Iberica», grupo constituído por Olavo Barros (traverso), Alexandre Andrade (traverso) e Sofia Pinto (cravo).

 

Comentários

pub