Faro lança o primeiro minibus 100 por cento elétrico do país

Faro vai ter a primeira viatura de transporte público coletivo 100 por cento elétrica do país, veículo que será colocado […]

Faro vai ter a primeira viatura de transporte público coletivo 100 por cento elétrica do país, veículo que será colocado ao serviço na quinta-feira, Dia Mundial do Ambiente. O minibus, que integrará a rede «Próximo – Transportes Urbanos da Cidade de Faro», será oficialmente apresentado numa sessão que terá lugar na Praça do Município, às 11h45.

«Trata-se do primeiro veículo minibus 100% elétrico em Portugal, cujo protótipo foi desenvolvido especificamente para este serviço, tendo em conta todas as características e requisitos necessários à circulação na cidade de Faro», anunciou a autarquia Farense. Uma aquisição eu vai deixar «mais um marco importante na história do transporte de passageiros».

A viatura, alimentada por três baterias e com funcionamento exclusivamente elétrico, terá uma autonomia média de 100 quilómetros e estará a circular no centro urbano da cidade, onde se prevê uma melhor rentabilidade e resultados efetivos ao nível da diminuição de emissões de gases de efeito de estufa e poluição ambiental.

«À semelhança de todas as outras 28 viaturas que compõem a frota do Próximo, também esta reúne todos os requisitos de acessibilidade necessários eliminando, deste modo, as barreiras a clientes com mobilidade reduzida e facilitando o acesso transversal ao uso do transporte público», acrescentou a Câmara de Faro.

A Câmara de Faro considera ainda que, com a aquisição deste equipamento, o município «dá mais um passo a caminho de uma mobilidade sustentável e incrementa o seu contributo rumo ao cumprimento de um dos oito objetivos do milénio que este Município subscreveu: promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento».

Comentários

pub