Crianças e jovens de Portimão têm muitas propostas para umas férias em grande

Este ano, as crianças e os jovens de Portimão podem escolher um diversificado leque de atividades no Museu, na Biblioteca […]

Este ano, as crianças e os jovens de Portimão podem escolher um diversificado leque de atividades no Museu, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e na Quinta Pedagógica, que prepararam um conjunto de propostas para que passem os seus tempos livres de forma divertida e didática, sem esquecer mais uma edição das já tradicionais Férias Desportivas.

Assim, no Museu de Portimão, a Oficina Educativa propõe “Uma Aventura no Recife Artificial”, programa de atividades com muita animação que terá lugar entre 16 de junho e 18 de julho, com a formação de cinco grupos.

Dirigida a jovens dos 7 aos 12 anos, a iniciativa pretende estimular a sua criatividade, a capacidade de expressão e o trabalho em grupo, com um conjunto de atividades pedagógicas de carácter lúdico, que decorrerão na parte da manhã, entre as 9h30 e as 12h00, e à tarde, das 14h30 às 17h00.

A inscrição é semanal e custa 20 euros, podendo ser solicitadas mais informações através dos seguintes contactos: 282 405 235 / 230; [email protected].

Também a Quinta Pedagógica de Portimão oferece um atrativo programa de iniciativas dirigidas às crianças dos 6 aos 10 anos, que entre 16 de junho e 15 de agosto privilegiará o contacto direto com a natureza.

Aberto à curiosidade, à vontade de experimentar e ao desejo de aprender, neste espaço rural em plena cidade é possível praticar-se vários ofícios tradicionais, em simultâneo com a educação alimentar e ambiental e o estudo da fauna e da flora.

Intitulado sugestivamente “Aventuras na Quinta”, para este programa haverá um turno matinal, entre as 9h30 e as 12h30, enquanto de tarde as atividades decorrem entre as 14h00 e as 17h00, custando as inscrições 12 euros por turno, ou 20 euros em regime de dia completo.

Os interessados podem solicitar mais informações pelos seguintes contactos: tel: 282 480 730 e-mail: [email protected].

Por sua vez, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes volta a promover durante as chamadas férias grandes o projeto “Cinco Histórias, Cinco Semanas e uma Noite”, que entre 28 de julho e 30 de agosto possibilitará às crianças entre os 6 e os 10 anos a participação em ateliês e oficinas inspirados na literatura infantil.

Em cada semana, os pequenos participantes são convidados a contar e escrever histórias, a construir fantoches, a pintar cenários, a criar mundos imaginários, numa palavra, a divertirem-se, tendo por inspiração o mundo imaginário criado por cinco escritores de literatura infantil, numa ação a ter lugar sempre entre as 10h00 e as 12h30.

Para o efeito, serão propostas cinco histórias, uma por semana, com o seguinte cronograma: de 28 de julho a 1 de agosto – “Este livro está a chamar-te (não ouves?”, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso; de 4 a 8 de agosto – “Orelhas de borboleta” (Luísa Aguilar); de 11 a 14 de agosto – “As aventuras de Pinóquio” (Carlo Collodi); de 18 a 22 de agosto – “Frederico” (Leo Lionni); de 25 a 29 de agosto – “O Cuquedo” (Clara Cunha e Paulo Galindro).

As inscrições serão feitas presencialmente nas instalações da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, devendo cada encarregado de educação preencher um formulário próprio, onde selecionará a semana ou semanas preferenciais, no máximo de duas por criança.

Este projeto culminará em 30 de agosto com a iniciativa Especial Noite na Biblioteca, onde as crianças realizarão jogos e peripécias às escuras no âmbito das cinco histórias, sendo que os seus pais e encarregados de educação poderão ver os trabalhos realizados durante as cinco semanas em que a iniciativa decorreu.

Informações complementares podem ser solicitadas pelo telefone 282 480 470 ou através do email [email protected].

Por fim, a 24ª edição das Férias Desportivas já está a ser preparada com vista a proporcionar aos pequenos participantes múltiplas atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Esta iniciativa, inspirada no lema “Toca a Mexer”, juntará mais de 1500 crianças e jovens dos 6 aos 16 anos e divide-se em três turnos, que funcionarão entre 30 de junho e 8 de agosto, tendo como objetivo proporcionar a ocupação saudável dos tempos livres durante as férias de verão, através de atividades desportivas, recreativas, culturais e de educação cívica e ambiental.

Para mais informações, os interessados podem desde já contactar o telefone 282 470 813 ou escrever para o email [email protected].

Comentários

pub