Projeto solidário «Re-Food» procura voluntários em Quarteira e Albufeira

O projeto Re-Food continua a crescer no Algarve e prepara-se para criar núcleos em Quarteira e Albufeira. Nos dias 27 […]

O projeto Re-Food continua a crescer no Algarve e prepara-se para criar núcleos em Quarteira e Albufeira. Nos dias 27 e 28, respetivamente, haverá reuniões-sementeira nestas duas cidades, para angariar voluntários para esta iniciativa solidária, que visa acabar com o desperdício de alimentos preparados ao nível micro-local, orientando-os para os que precisam, combatendo a fome. As reuniões começam às 19 horas.

Na prática, trata-se de recolher os alimentos que sobram, ao final do dia, em restaurantes, cafés, cantinas e hotéis, entre outros, que de outra forma iriam para o lixo, para os entregar aos que precisam. Em abril, foram lançados no Algarve os dois primeiros grupos, um em Almancil (que irá associar-se ao de Quarteira) e outro em Tunes/Algoz.

«O grupo Re-food de Almancil e Quarteira estão a organizar o seu projeto e a angariar voluntários de forma a poder arrancar brevemente com esta iniciativa de solidariedade social, aberta a toda a comunidade. Nesse sentido, está em curso uma forte campanha de informação e sensibilização através das redes sociais, com a distribuição de folhetos em vários locais», anunciaram os responsáveis por este núcleo do projeto de âmbito nacional

A reunião de Quarteira, que decorrerá no auditório do Centro Autárquico local, vai contar com a presença do fundador do projeto, Hunter Halder, um americano residente em Lisboa que se tornou famoso quando começou a recolher refeições que sobravam nos restaurantes e cafés do seu bairro para depois distribuí-los pelas pessoas carenciadas, de bicicleta.

O mentor desta iniciativa solidária vai dar a conhecer os fundamentos do «Re-Food», informação que também será veiculada na reunião que decorrerá umdia depois, no Auditório Municipal de Albufeira.

A Câmara de Albufeira é parceira do projeto que está ser criado, a nível local e solicita o apoio da comunidade», para que surjam voluntários que permitam tornar o «Re-Food» uma realidade, no concelho.

A associação sem fins lucrativos «Re-Food 4 Good» existe há três anos e neste momento conta com mais de 300 fontes de alimentos (restaurantes, cafés, padarias, supermercados, cafetarias, entre outros), mais de 745 voluntários e 845 beneficiários. Tem quatro núcleos operacionais em Lisboa e atualmente encontra-se em expansão por todo o País.

Comentários

pub