Portimão recebe 4119 jovens do Algarve para o Dia da Defesa Nacional

Os 4119 jovens residentes no Algarve que este ano completam 18 anos vão todos visitar, em dois períodos do ano, […]

Os 4119 jovens residentes no Algarve que este ano completam 18 anos vão todos visitar, em dois períodos do ano, o concelho de Portimão. Porquê? Porque, de acordo com o protocolo ontem assinado entre a presidente da Câmara de Portimão e a secretária de Estado da Defesa, é esta cidade que recebe, este ano e nos próximos, o Dia da Defesa Nacional (DDN).

Assim, o Ministério da Defesa Nacional organizará o DDN em dois períodos, o primeiro já a decorrer, de 23 de abril a 19 de maio, com jovens residentes nos concelhos de Portimão, Lagos, Lagoa, Monchique e Silves, e o segundo entre 4 de novembro e 15 de dezembro, para residentes nos restantes municípios algarvios.

Com isto, como sublinhou a secretária de Estado Berta Cabral durante a cerimónia de assinatura do protocolo, que decorreu numa ala do Museu de Portimão, os jovens algarvios – rapazes e raparigas – deixam de ter de se deslocar a Beja. E o Estado ainda poupa dinheiro.

Ontem de manhã, quando Isilda Gomes e Berta Cabral visitaram as atividades previstas para esta primeira leva de DDN em Portimão, seguidas por uma série de graduados e oficiais da Marinha, do Exército, da GNR e de entidades oficiais como a Autoridade Nacional da Proteção Civil, já por lá andava um grupo de jovens (onde curiosamente as raparigas estavam em maioria), que mais tarde haveria de almoçar a expensas do Estado, passando assim um dia inteiro em contacto com os serviços que as Forças Armadas Portuguesas oferecem. «Tendo terminado o Serviço Militar Obrigatório, decorre da lei que os jovens tenham contacto com as Forças Armadas através do Dia da Defesa Nacional», recordou a secretária de Estado.

O protocolo ontem assinado com a Câmara Municipal de Portimão foi o primeiro do género celebrado pelo Ministério da Defesa Nacional com uma autarquia, em todo o país, um pioneirismo que a secretária de Estado Berta Cabral fez questão de reconhecer.

No âmbito do protocolo, a Câmara algarvia disponibiliza o auditório do Museu e uma das suas salas para a realização do DDN, bem como instalações para o almoço que é oferecido aos jovens.

A autarquia não gasta, porém, nada com esta cedência gratuita de espaços e meios humanos, mas em contrapartida o concelho ganha, e muito, já que os serviços de catering para o almoço, os transportes necessários para os jovens participantes no DDN e outros serviços envolvidos são contratados pelo Ministério da Defesa preferencialmente com empresas de Portimão.

Ainda no capítulo das suas competências, a autarquia tem sido, também, um «agente facilitador no estabelecimento de contactos e parcerias com agentes locais e regionais com vista a promover as atividades previstas ao abrigo do protocolo».

 

Protocolo segue-se a boa colaboração entre Câmara de Portimão e Ministério da Defesa

O protocolo foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Portimão Isilda Gomes e pela secretária de Estado da Defesa Nacional Berta Cabral.

A governante realçou o «pioneirismo que representa a descentralização nesta cidade do Dia da Defesa Nacional, ao abrigo da reforma em curso nas Forças Armadas, as quais têm uma dimensão muito para além da vertente militar, porque também desempenham relevantes serviços em prol da comunidade nas áreas da educação, saúde, investigação, busca e salvamento».

Depois de destacar o papel fundamental das Forças Armadas enquanto garante da soberania e da cidadania, Isilda Gomes sublinhou que «os jovens têm a oportunidade de cultivar, através da participação no Dia da Defesa Nacional, o sentido físico de pertença a uma nação, perante a qual deverão assumir os seus deveres de forma responsável».

Para o diretor-geral de Pessoal e Recrutamento Militar, «o presente protocolo visa contribuir para a formação cívica dos jovens que participarem na iniciativa, permitindo ao mesmo tempo uma maior aproximação entre a sociedade civil e a instituição militar».

«Constituindo hoje em dia a única ocasião de contacto direto da maior parte da juventude com as Forças Armadas do país, o Dia da Defesa Nacional convocará para Portimão todos os jovens cidadãos nascidos em 1995 e atualmente residentes no Algarve», referiu Álvaro Coelho.

Este responsável disse terem concorrido para a escolha de Portimão «o histórico de relações existentes entre este município e o Ministério da Defesa Nacional, consubstanciado pela realização nesta cidade de diversas iniciativas de relevo, como a celebração do Dia da Marinha ou o projeto Ocean Revival, que implicou a cedência de quatro navios de guerra desativados para formação de um recife artificial ao largo de Alvor, e da subsequente criação de um núcleo no Museu de Portimão, onde a história destes navios é retratada».

Segundo Álvaro Coelho, «o evento procura sensibilizar os jovens para a necessidade e importância da defesa nacional, destacando o seu carácter multidimensional, com componentes militares e não militares, promovendo-lhes uma consciencialização para estas matérias e incutindo o conceito que se trata de um dever de todos nós, independentemente do estrato social, habilitações literárias ou profissão».

A secretária de Estado, por seu lado, sublinhou ainda o papel das Forças Armadas na ciência e na investigação, revelando que atualmente estão em curso «67 projetos de investigação nas nossas academias, em cooperação com empresas e universidades», nas áreas da «robótica, drones, combate aos fogos e saúde».

 

 

Comentários

pub