Vá atacar o Maio a Alte ou ao Ameixial

Esta quinta-feira, a zona rural do Concelho de Loulé vai reviver as tradições ligadas ao 1º de Maio. Alte e […]

Esta quinta-feira, a zona rural do Concelho de Loulé vai reviver as tradições ligadas ao 1º de Maio. Alte e a Seiceira, na freguesia do Ameixial, serão dos locais mais procurados para celebrar esta data.

No encerramento da XX Semana Cultural de Alte, este dia é comemorado de uma forma muito especial nesta típica aldeia. A cerimónia de Casamento Tradicional com Boda e a Feira e Festival de Folclore atraem milhares de visitantes e são um dos principais cartazes turísticos do interior algarvio.

A partir das 9h00, vai estar patente ao público pela aldeia a Exposição de Maias, com bonecas de trapos com flores, que retratam as vivências do passado, e simbolizam a fecundidade.

Na Fonte Grande, a partir das 11h00, abre a Feira do Figo e da Amêndoa, com artesanato e música ambiente. Pelas 12h00 tem início a Boda com os tradicionais petiscos.

A Escolinha de Folclore do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte promove, às 14h00, um workshop de iniciação às danças junto do público interessado. E às 15h00 haverá um leilão de Tabuleiros.

O Festival de Folclore arranca às 16h00 com a saudação aos noivos pelos representantes dos grupos, com entrega de lembranças. Segue-se a atuação do Grupo Folclórico da Pedralva (Anadia), Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito (Santarém), Rancho Folclórico do Carregado (Alenquer) e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte.

O evento encerra com a segunda parte do workshop “Venha dançar connosco”, com a apresentação das danças ensinadas ao público.

Na freguesia do Ameixial, a animação musical a cargo de Cristiano Martins, do Rancho Folclórico As Mondadeiras das Barrosas e do cantor Toy e as suas bailarinas vai animar o Parque de Merendas da Seiceira ao longo do dia.

Nos stands com produtos regionais, os visitantes poderão apreciar os petiscos tradicionais do interior algarvio, tendo como cenário as belezas naturais da Serra do Caldeirão.

Estas são algumas das sugestões para celebrar o Dia 1 de Maio no Concelho de Loulé, cujos destes populares estão bastante enraizados e incluem saídas para o campo, piqueniques, caracoladas, danças e cantares.

A tradição manda igualmente “Atacar o Maio” comendo figos secos condimentados com erva-doce, acompanhados com aguardente de medronho.

Comentários

pub