Este será o triatlo mais participado de sempre em Quarteira

Esta será a edição mais participada de sempre do Triatlo Prof. Carlos Gravata – Cidade de Quarteira e Taça da […]

Esta será a edição mais participada de sempre do Triatlo Prof. Carlos Gravata – Cidade de Quarteira e Taça da Europa, tendo em conta o elevado número de inscritos. A prova feminina encontra-se com a lista de participantes preenchida, situação invulgar em provas desta característica.

Na vertente internacional, o XIII Triatlo Prof. Carlos Gravata, que se disputará este fim de semana, contará com a presença de 290 atletas em representação de 29 países, enquanto na etapa a contar para o Campeonato Nacional de Clubes estarão em competição 320 atletas de 10 nacionalidades diferentes.

A organização da prova – Federação de Triatlo de Portugal, Federação Europeia de Triatlo, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira – ambiciona que esta seja a melhor edição de sempre.

Nesse sentido, a Autarquia louletana manifestou o seu total empenho nesta realização, um trabalho que teve início em novembro de 2013, juntamente com a Federação, e que culmina nestes dois dias. Mas os objetivos passam também pelo próximo ano, uma vez que já estão garantidas as datas deste Triatlo, anunciadas em breve. “O objetivo para 2015 é cresceremos ainda mais”, reforçaram os responsáveis da prova.

Nesse sentido, na próxima edição, para além da vertente competitiva propriamente dita, estão previstas algumas atividades paralelas que darão uma nova dinâmica ao evento.

Já em 2016, o Triatlo de Quarteira poderá dar um passo em frente já que quando questionados pela Comunicação Social, a organização deixou no ar a hipótese de, num curto prazo, esta prova possa vir a integrar o calendário do Campeonato Europeu de Triatlo.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, responsável pelo pelouro do Desporto, este evento constitui “uma montra para a cidade e evidencia que Quarteira tem características únicas e privilegiadas para a realização de estágios desportivos, além de ser um destino de excelência como palco de grandes eventos desportivos internacionais, nomeadamente nas áreas do Golfe (Portugal Masters), do Hispismo (Atlantic Tour), do Ciclismo (Volta ao Algarve em Bicicleta) e do Triatlo (Triatlo de Quarteira)”.

“Queremos que a freguesia de Quarteira seja, cada vez mais, um polo de atração de provas internacionais já que reúne todas as condições, nomeadamente os equipamentos desportivos, o clima e uma vasta oferta hoteleira”, disse ainda Hugo Nunes.

 

Programa no sábado e no domingo

O programa desta edição arranca no sábado, com a prova respeitante à Taça da Europa. Pelas 13h45 entra em prova a Elite Feminina e, pelas 16h30, é a vez da Elite Masculina.

Para domingo, está prevista a realização das componentes júnior e nacional deste XII Triatlo. A Taça da Europa de Juniores acontece a partir das 8h45, com a prova Júnior Feminina e, às 10h00, com a prova Júnior Masculina.

Pelas 11h30 tem início o Campeonato Nacional de Clubes, com as Elites Masculina e Feminina a entrarem em ação em simultâneo.

Comentários

pub