Está para breve criação de cluster da biomassa no Algarve

“As entidades regionais algarvias mostraram interesse em constituir um cluster regional para o desenvolvimento de um mercado de biomassa no […]

“As entidades regionais algarvias mostraram interesse em constituir um cluster regional para o desenvolvimento de um mercado de biomassa no Algarve”. Esta foi uma das principais linhas apontadas durante a última reunião do projeto Proforbiomed “Promotion of residual forestry biomass in the Mediterranean basin”, que decorreu no Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF), em Loulé, no dia 26 de Março.

“Em breve, será assinado um acordo de parceria com o objetivo de formalizar um cluster que irá agir nos pontos identificados como necessários”, explica Inês Marques, responsável do CICAE/INUAF – Centro de Investigação em Ciências do Ambiente e Empresariais, um dos parceiros deste projeto. São também parceiros portugueses a Algar e o ICNF.

No âmbito deste projeto, o INUAF recebeu o especialista em formalização de clusters Yannis Fallas, da Universidade da Macedónia Ocidental (Salónica, Grécia), que apresentou uma comunicação oral intitulada “O clustering da biomassa na Europa”.

Especialista em clusters europeus, principalmente nos sectores tradicionais da economia e, ao longo dos últimos cinco anos, no sector de madeira/biomassa/bioenergia, Yannis Fallas tem uma extensa lista de colaborações em projetos europeus, coordenou atividades prospetivas e tem colaborado com um elevado número de pequenas e médias empresas na elaboração de estudos de viabilidade, propostas de projetos e na sua implementação.

O CICAE/INUAF iniciou a constituição de um cluster de Bioenergia, para impulsionar o mercado de biomassa no Algarve.

Assim, convidou as instituições interessadas a estarem presentes na referida apresentação, seguida de reunião com o objetivo de iniciar um processo de clustering entre os diversos atores.

Comentários

pub