Algar desafia autarquias a apostar no aquecimento através de biomassa

A empresa Algar desafia técnicos e representantes camarários a participar no workshop «A importância da biomassa em sistema de aproveitamento […]

A empresa Algar desafia técnicos e representantes camarários a participar no workshop «A importância da biomassa em sistema de aproveitamento térmico», que irá decorrer a 13 de abril, no Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel

Nesta oficina, realizada em parceria com a Câmara de São Brás, serão apresentados os resultados de um projeto concretizado em setembro passado, nas piscinas cobertas municipais de São Brás de Alportel, em que se procedeu à substituição do sistema de aquecimento da caldeira a gasóleo pela alimentação energética da caldeira a biomassa, ou seja, a pellets.

O projeto demonstrou, segundo a empresa multimunicipal de gestão de resíduos algarvia, que «o consumo e custos anuais previstos para a utilização de pellets, será de cerca de 60 por cento inferior aos atuais realizados com a aquisição de combustíveis, nomeadamente o gasóleo».

Para além da vantagem económica também existem benefícios ambientais, uma vez que as emissões CO2 associada à combustão da Biomassa são consideradas nulas.

A ALGAR pretende ainda com a divulgação deste projeto, contribuir para a dinamização de outras ações concretas em que a biomassa seja a fonte de combustível.

No workshop, a Câmara Municipal de Alportel dará o seu testemunho sobre o novo sistema de aproveitamento térmico das piscinas municipais cobertas. O painel de oradores contará ainda com a presença GESTO Energia que falará da importância da biomassa como Fonte de Energia Renovável (FER ) em Portugal e a ALGAR que dará conta das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto PROFORBIOMED.

Comentários

pub