Daniela Miranda sagra-se campeã nacional Juvenil de Vela em Portimão

Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana, sagrou-se campeã nacional de vela juvenil 2014 ao vencer, este sábado, em Portimão, […]

Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana, sagrou-se campeã nacional de vela juvenil 2014 ao vencer, este sábado, em Portimão, o Campeonato de Portugal de Juvenis, organizado pelo Clube Naval de Portimão e pela Federação Portuguesa de Vela.

A bi-campeã nacional infantil 2012 e 2013 e atleta do clube organizador, Beatriz Gago, subiu este ano a juvenil e conquistou a medalha de bronze feminina.

André Serra, que fez toda a sua formação no Clube Naval de Portimão e no Clube de Vela de Lagos, revalidou o título de vice-campeão nacional juvenil, agora pelo Clube Naval de Cascais.

“Esforcei-me o ano inteiro para isto”, disse Daniela Miranda, ao Sul Informação. A atleta da Associação Naval do Guadiana tem 13 anos de idade e pratica vela há sete anos, estando a cumprir a sua segunda época como juvenil.

Em Portimão, a velejadora competiu num campo de regatas que já conhece e com vento “mais ou menos favorável” para as suas características físicas e técnicas. “Senti-me bem durante a prova. Este é o primeiro grande título que consigo. O meu objetivo, agora, é ir ao Europeu”, concluiu Daniela Miranda.

O campeonato foi disputado no campo de regatas da Praia da Rocha por 120 atletas em representação de 20 clubes de todo o País e Açores, entre os quais 28 atletas de 5 clubes do Algarve. Foram feitas saídas de mar durante quatro dias consecutivos, para um total de oito regatas (duas por dia), com o vento a variar de forte no primeiro dia, quarta-feira, para moderado nos restantes três dias.

O Clube de Vela do Barreiro foi feliz neste campeonato, ao conquistar dois lugares no pódio masculino: João Bolina sagrou-se campeão nacional juvenil e Manuel Ramos (campeão nacional Infantil 2013) conquistou a medalha de bronze.

Neste quadro masculino, André Serra fez um ataque forte ao primeiro lugar, mas não conseguiu compensar o mau dia na jornada inaugural e terminou a prova a dois pontos do vencedor.

“Foi um evento fantástico”, reconheceu o presidente da Federação Portuguesa de Vela José Manuel Leandro, desafiando o Clube Naval de Portimão “a candidatar-se à realização de mais provas, até internacionais”.

A presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, declarou: “Portimão tem de se virar, definitivamente, para o mar e para o rio. É muito importante para a cidade que este tipo de iniciativas tenha continuidade”.

No ‘campeonato algarvio’ dentro do Campeonato de Portugal, o destaque vai para o Ginásio Clube Naval de Faro, que teve dois velejadores no top 3 regional masculino: Afonso Rodrigues, o melhor algarvio (4º na classificação geral), e Martim Sancho, terceiro algarvio no quadro masculino (10º na classificação geral). O segundo algarvio no quadro masculino foi Manuel Fortunato (campeão nacional Infantil 2012), do Clube de Vela de Lagos, 6º na classificação geral.

No quadro feminino, a melhor algarvia foi Daniela Miranda (1ª na classificação feminina e 8ª na geral, pelo que foi a terceira melhor representação algarvia em termos absolutos), seguida de Beatriz Gago (3ª feminina e 21ª na geral) e de Mariana Viegas (30ª na geral e 4ª na classificação final feminina), do Clube de Vela de Lagos.

Os clubes algarvios apuraram 27 atletas para o campeonato, os 27 melhores resultados no Critério Regional de Selecção da Zona Sul, mas a FPVela permitiu a entrada em prova de competidores da região. Dois dos atletas apurados no lote inicial dos 27 melhores não compareceram – Magnus Schnieder (CNTavira) e Ivan Roque (ANGuadiana) – sendo substituídos pelos atletas com o 29º e o 30º posto no ‘ranking’ de apuramento.

 

Pódios IX Campeonato de Portugal de Juvenis (Portimão)

Masculino

1. João Bolina (Clube de Vela do Barreiro)
2. André Serra (Clube Naval de Cascais)
3. Manuel Ramos (Clube de Vela do Barreiro)

Feminino

1. Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana)
2. Inês Mateus (Clube Naval de Sesimbra)
3. Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão)

Resultados Algarvios no Campeonato + (# ranking de apuramento Zona Sul)

4. Afonso Rodrigues (# 2, ranking de apuramento Sul) -Ginásio Clube Naval de Faro
6. Manuel Fortunato (#3) – Clube de Vela de Lagos
8. Daniela Miranda (#7) – Associação Naval do Guadiana
10. Martim Sancho (#5) – GCNFaro
15. Rodrigo Correia (#1) – Clube Naval de Portimão
17. Tomás Quitéria (#8) – CVLagos
21. Beatriz Gago (#4) – CNPortimão
26. João Revés (#13) – ANGuadiana
27. Diogo Malheiro (#17) – AN Guadiana
30. Mariana Viegas (#16) – CVLagos
34. Afonso Ruas (#28) – Clube Náutico de Tavira
35. Tomás Guerreiro (#6) – ANGuadiana
39. Cristovão Gonçalves (#12) – GCNFaro
42. João Vargues (#20) – GCNFaro
44. David Sousa (#9) – CVLagos
45. Inês Carriço (#30) – GCNFaro
46. João Abrantes (#29) – ANGuadiana
52. André Granadeiro (#24) – GCNFaro
55. Vasco Benjamim (#15) – ANGuadiana
57. Nino Koetsier (#10) – CNPortimão
62. Inês Caneco (#19) – CVLagos
74. Tomé Dutra (#11) – GCNFaro
75. Guilherme Cavaco (#23) – GCNFaro
82. Vítor Gonçalves (#26) – ANGuadiana
84. Rafael Ribeiro (#18) – Clube Náutico de Tavira
85. Beatriz Cintra (#22, atleta ainda Infantil) – CNPortimão
86. Miguel Sancho (#27) – GCNFaro
87. Júlio Freire (#21) – CNTavira

Comentários

pub