Campeonato de Portugal de Vela é montra de Portimão

A realização em Portimão do IX Campeonato de Portugal de Juvenis em Optimist, entre os dias 8 e 12 deste […]

A realização em Portimão do IX Campeonato de Portugal de Juvenis em Optimist, entre os dias 8 e 12 deste mês, nasceu de uma frustração desportiva, mas alimenta um assumido objetivo estratégico do Clube Naval de Portimão.

“Entendemos que os desportos náuticos podem ser um motor de desenvolvimento da economia local”, diz Pedro Estorninho, secretário-geral do clube. “Se as coisas correrem bem, Portimão está a ser vendido como destino turístico”, acrescenta o vice-presidente Miguel Farinha.

A atual direção do Clube Naval de Portimão está em funções há dois anos e sempre teve o objetivo de “realizar uma prova de peso”. Mas, como explicou Pedro Estorninho, esse objetivo começou a ganhar corpo após a desilusão no Campeonato de Portugal de Juvenis do ano passado, em Viana do Castelo.

“Por questões de imagem do main sponsor (EDP), o campeonato foi feito no ante-porto. Era facto que as condições do mar estavam rijas, mas os nossos miúdos estão habituados e foram prejudicados. Ficámos sem representantes para os campeonatos internacionais”, explicou o secretário-geral do clube.

No mês seguinte, em Abril do ano passado, o Clube Naval de Portimão organizou o Campeonato Regional do Algarve de Team Racing em Optimist e aproveitou a presença do diretor técnico nacional da Federação Portuguesa de Vela, Pedro Rodrigues.“Dissemos-lhe que queríamos organizar um campeonato nacional”, revelou Pedro Estorninho.

Abertos os concursos, a Federação Portuguesa de Vela acabou por atribuir ao Clube Naval de Portimão a realização do IX Campeonato de Portugal de Juvenis em Optimist.

Segundo revelou a direção do Clube Naval de Portimão, a organização deste campeonato vai custar cerca de 6 mil euros, 3.500 dos quais são suportados pela Federação Portuguesa de Vela. A Câmara Municipal de Portimão fornece apoio logístico e disponibiliza espaços publicitários. A prova tem ainda o apoio de diversas unidades hoteleiras locais, que ofereceram alojamento abaixo do preço de booking e do concessionário Volvo Pontautos.

Por estes dias, é grande a azáfama no Clube Naval de Portimão, para preparar um campeonato que vai além da componente desportiva. O evento integra um programa social destinado a proporcionar uma “experiência agradável” a toda a comitiva de atletas, treinadores, dirigentes de clubes e familiares acompanhantes, que se estima na ordem das 400 pessoas e vai chegar à cidade em tempo de férias da Páscoa escolares. “Vamos mostrar aos clubes do país inteiro que sabemos receber”, sublinhou Miguel Farinha.

A Câmara Municipal de Portimão está a preparar um programa cultural, com visitas ao Museu Municipal e ao Mercado Municipal, um passeio pela zona litoral e uma componente gastronómica. Está também a elaborar uma brochura de divulgação da cidade que será distribuída a todos os participantes e acompanhantes.

O programa social inclui ainda, em associação com o Autódromo Internacional do Algarve, uma prova no kartódromo anexo ao autódromo. Esta prova é exclusiva para os participantes no campeonato e seus acompanhantes e vai decorrer no dia 7 de Abril. Esta experiência paralela à prova de vela não será gratuita: custa 10 euros por pessoa.

O campeonato nacional de juvenis vai ser disputado por 120 atletas de todo o continente e ilhas, apurados no conjunto de três provas de critério. O vice-campeão de Portugal 2013, André Serra, é algarvio, mas apurou-se este ano pelo Clube Naval de Cascais, na segunda posição do ranking da região Centro. O algarvio Tiago Serra, irmão de André, é bicampeão nacional de Juvenis em título. O algarvio, que também está este ano no Clube Naval de Cascais, não vai poder defender o título, uma vez que já subiu à categoria Júnior.

O Algarve tem 27 velejadores de cinco clubes da região apurados para o Campeonato de Juvenis e o ranking Sul é liderado pelo velejador da casa Rodrigo Correia.

O Clube Naval de Portimão vai estar ainda representado por Nino Koetsier, Beatriz Gago (bicampeã nacional Infantis que está a disputar a sua primeira época como Juvenil) e Beatriz Cintra, atleta ainda Infantil que conseguiu o apuramento Juvenil na 22ª posição do ‘ranking’ Sul.

“Temos treinado bastante. Não havendo azares espero fazermos um bom campeonato”, disse Frederico Rato, treinador da equipa de competição do Clube Naval de Portimão.

O campeonato vai ser disputado no campo de regatas frente à Praia da Rocha. Mar e vento fortes são favoráveis a Rodrigo Correia. Mas, se as condições forem opostas, beneficiam a ultraleve Beatriz Gago. “Em princípio, vai estar Sueste e esperamos vento médio a forte”, antecipa Frederico Rato. Mas, como sublinha o treinador: “Estamos preparados para tudo”.

 

Lista dos 27 apurados na zona Sul (por ordem no ranking regional)

1. Rodrigo Correia (Clube Naval de Portimão)
2. Afonso Rodrigues (Ginásio Cube Naval de Faro)
3. Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos)
4. Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão)
5. Martim Sancho (Ginásio Clube Naval de Faro)
6. Tomás Guerreiro (Associação Naval do Guadiana)
7. Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana)
8. Tomás Quitéria (Clube de Vela de Lagos)
9. David Sousa (Clube de Vela de Lagos)
10. Nino Koetsier (Clube Naval de Portimão)
11. Tomé Dutra (Ginásio Clube Naval de Faro)
12. Cristovão Gonçalves (Ginásio Clube Naval de Faro)
13. João Revés (Associação Naval do Guadiana)
14. Magnus Schnieder (Clube Náutico de Tavira)
15. Vasco Benjamim (Associação Naval do Guadiana)
16. Mariana Viegas (Clube de Vela de Lagos)
17. Diogo Malheiro (Associação Naval do Guadiana)
18. Rafael Ribeiro (Clube Náutico de Tavira)
19. Inês Caneco (Clube de Vela de Lagos)
20. João Vargues (Ginásio Clube Naval de Faro)
21. Julio Freire (Clube Náutico de Tavira)
22. Beatriz Cintra (Clube Naval de Portimão)
23. Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro)
24. André Granadeiro (Ginásio Clube Naval de Faro)
25. Ivan Roque (Associação Naval do Guadiana)
26. Vitor Gonçalves (Associação Naval do Guadiana)
27. Miguel Sancho (Ginásio Clube Naval de Faro)

 

Nota: As fotos são de Paulo Marcelino

 

 

Comentários

pub