«Design & Ofícios» abre inscrições para a Residência Criativa

As inscrições para a edição de 2014 do «Design & Ofícios», que terá lugar entre os dias 6 e 10 […]

As inscrições para a edição de 2014 do «Design & Ofícios», que terá lugar entre os dias 6 e 10 de junho, em São Brás de Alportel, já estão abertas. Além dos designers e artesãos interessados em submeter projetos e participar ativamente na Residência Criativa, o desafio estende-se a todos os interessados, mesmo sem qualquer experiência ou projeto, que poderão participar «como aprendizes ».

Esta abertura à população em geral é uma das principais novidades da 4ª edição do Design e Ofícios, um evento promovido pela Associação de Designers do Sul e pela Câmara de São Brás de Alportel.

Ao longo de cinco dias, designers, artistas e artesãos vão procurar inovar, usando saberes e técnicas tradicionais, num evento que tem o objetivo de «fomentar o elo entre o design contemporâneo e os ofícios tradicionais, na Serra Algarvia, mais propriamente em São Brás de Alportel».

Aqueles que quiserem submeter um projeto para participar ativamente na Residência Criativa devem fazê-lo até dia 17 de maio, preenchendo a ficha de inscrição disponível online. Para conhecer o regulamento completo, consultar o documento disponível no site da iniciativa.

Todos os que se inscreverem como aprendizes, além de poder ficar a conhecer mais sobre artesanato e a forma como é produzido, podem participar em todas as atividades paralelas, como as saídas de campo para recolher os materiais.

«Em três edições já realizadas, de forma consecutiva, o Design & Ofícios conseguiu reunir 26 designers, artistas e artesãos de várias idades, naturalidades e mesmo áreas criativas e proporcionar a prototipagem de mais de 30 produtos experimentais e originais», revelou a organização.

Todas esta diversidade tem permitido que os criativos participantes e artesãos convidados adquiram uma visão mais abrangente e diversificada sobre as potencialidades dos materiais e técnicas artesanais propostas pela organização, ao mesmo tempo que é fomentada a partilha de conhecimentos, metodologias, conceitos e abordagens de criação/produção de projetos», concluiu.

Comentários

pub