PSD acusa PS/Faro de fazer «frete a António Pina» com acusação de esgotos a céu aberto

O PSD/Faro acusa a concelhia do PS da capital algarvia de estar a «fazer um frete a António Pina», o […]

O PSD/Faro acusa a concelhia do PS da capital algarvia de estar a «fazer um frete a António Pina», o presidente da Câmara de Olhão, ao denunciar a alegada existência de um esgoto a céu aberto em Faro, no local da Ribeira das Lavadeiras. Uma acusação que a autarquia farense já havia refutado e que os social-democratas vêm agora dizer que é uma tentativa dos socialistas de retirar «dividendos políticos numa matéria onde manifestamente não há dividendos a retirar».

Na passada semana, os socialistas farenses alegaram que a Ribeira das Lavadeiras, junto à rotunda da EN 125 à saída de Faro, em direção a Olhão, estava «transformada numa linha de esgoto a céu aberto, correndo livremente para a Ria Formosa, apesar das entidades oficiais, nomeadamente a Câmara Municipal de Faro e a empresa municipal Fagar, terem conhecimento daquela situação há pelo menos dois anos».

Declarações consideradas «graves» pelo PSD, que alega que  denigrem «a imagem de Faro, capital da Ria Formosa, numa política de terra queimada que a ninguém aproveita, exceto aos interesses do Presidente da Câmara de Olhão».

António Pina é trazido a esta disputa partidária farense por o PSD Faro considerar que este, «à falta de apoios em terra própria, (…) veio a Faro procurar músculo para tentar alijar responsabilidades numa matéria em que não tem as mãos limpas», lembrando que o autarca olhanense já admitiu a existência deste problema.

«Não há quaisquer linhas de águas residuais domésticas a correr em Faro para a Ria Formosa, sem o merecido e correto tratamento. O local, apontado falsamente como palco de um “crime ambiental” é afinal uma ribeira que recebe o escoamento de uma linha de águas pluviais que, ficando paradas num leito inerte, geram maus cheiros por efeito da estagnação», disse o PSD/Faro, posição em linha com a tomada pelo executivo camarário liderado pelo social-democrata Rogério Bacalhau.

O PSD considera que os socialistas farenses tecem acusações «sem qualquer fundamento técnico», naquilo que consideram uma «demonstração de demagogia irresponsável, procurando fazer uma encenação de alarme, a coberto de supostos factos que todos sabemos não existirem».

«O PS não faz qualquer prova do que diz nem traz qualquer conteúdo técnico para a abordagem desta questão. Tudo o que faz é simplesmente tirar conclusões políticas sobre uma matéria que manifestamente não domina», dizem os social-democratas.

Comentários

pub