Câmara nega acusações do PS sobre esgotos a correr para a Ria em Faro

O PS/Faro acusou esta semana a Câmara de Faro de permitir que a Ribeira das Lavadeiras se tenha tornado «um […]

O PS/Faro acusou esta semana a Câmara de Faro de permitir que a Ribeira das Lavadeiras se tenha tornado «um esgoto a céu aberto», mas a autarquia garante que a água que corre para a Ria Formosa é «límpida e cristalina» e que todas as águas residuais do concelho são encaminhadas para ETAR.

Na quarta-feira os socialistas alegaram, numa nota de imprensa, que «a Ribeira das Lavadeiras, à entrada de Faro, está transformada numa linha de esgoto a céu aberto, correndo livremente para a Ria Formosa, apesar das entidades oficiais, nomeadamente a Câmara Municipal de Faro e a empresa municipal Fagar, terem conhecimento daquela situação há pelo menos dois anos».

Esta situação já tinha sido motivo de notícia em 2012. Na altura, a autarquia garantiu que a água que se via a correr de um cano de pluviais para a ribeira, junto à Rotunda da EN 125 na saída daquela cidade em direção de Olhão, era proveniente do Hospital de Faro e não estava contaminada.

Essa situação, esclareceu o gabinete do presidente da Câmara de Faro, foi resolvida «há mais de um ano». «Estivemos lá hoje [quinta-feira] de manhã, com técnicos da FAGAR e a água que corre é límpida e cristalina», disse a mesma fonte.

Já os vereadores socialistas da autarquia farense, na oposição, dizem que foram chamados ao local por moradores e comerciantes daquela zona e que encontraram «uma ribeira, cuja nome reporta para a limpidez e qualidade das águas que permitiriam no passado ali lavar a roupa, agora transformada num imenso charco de esgoto, lixo e cheiro nauseabundo». A causa seria, segundo o PS, «um emissário danificado».

A autarquia nega que haja contaminação, mas admite que haja «algum odor», que associa «à estagnação das águas». «Não há águas residuais a correr a céu aberto para a Ria Formosa nem para qualquer outro local no concelho de Faro», assegurou o gabinete do presidente.

O PS, por seu lado, acusa o executivo de «incúria ambiental», que estende ao anterior executivo liderado por Macário Correia, eleito pela mesma coligação. Apelaram, ainda, «à intervenção imediata dos serviços regionais do Ministério do Ambiente para que notifiquem a maioria PSD/CDS, no sentido destes agirem de acordo com as suas competências e responsabilidades, retirando-os da letargia em que se encontram e colocando termo a este verdadeiro atentado ambiental».

Já o executivo liderado por Rogério Bacalhau, defende que tornou Faro «um concelho respeitador do ambiente».

Comentários

pub