Paulo Condessa faz mini-itinerância pelo concelho de Silves

O performer, criativo e escritor Paulo Condessa vai realizar, nos próximos dias 14 e 15 de março, uma mini-itinerância pelo […]

O performer, criativo e escritor Paulo Condessa vai realizar, nos próximos dias 14 e 15 de março, uma mini-itinerância pelo concelho de Silves, a convite da Biblioteca Municipal silvense.

Nesta iniciativa, o convidado irá apresentar diferentes facetas e formatos do seu versátil e original trabalho nas áreas da promoção da leitura e do desenvolvimento humano a partir das sensações, palavras e sinestesias corporais.

No primeiro dia, 14 de março, o convidado estará em diversas escolas EB1 da cidade de Silves, apresentando a sua mais recente obra infantil “A Menina Elegantina e o Gnomo Assustado” (com ilustrações de Ema Gaspar). Esta apresentação contará com a dinamização de um conto-oficina, em torno do livro, com alunos dos 3o e 4o anos.

A obra, onde o autor revela uma história elegante para curar medos e outros sustos, poderá ser adquirida pelos alunos e encarregados de educação nas respetivas bibliotecas escolares e secretarias por um valor de 10 euros, a partir do próximo dia 11 de março.

Este dia terminará com a participação de Paulo Condessa na rubrica “Sarau Instável”, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Silves, onde, com Carlos Lopez Cano Vieira, irá falar sobre Criatividade a partir dos trabalhos que tem desenvolvido em torno dos conceitos de Imaginação Sensível e da Consciência Criativa. A entrada é livre.

No dia 15 de março, segundo e último dia de itinerância, o convidado estará pelas 16h30 na Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra onde irá apresentar o espetáculo “O Grande Plagiador”, inspirado na obra do poeta Fernando Pessoa e no panorama político atual, numa original adaptação fruto da criatividade e imaginação prodigiosas de Paulo Condessa, estreada na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, no ano passado.

“Pessoa a fraude do século? Uma mentira torna-se verdade, se repetida mil vezes? As maiores fraudes estão tão próximas que perdemos a distância para as poder ver?”, são algumas das questões que serão levantadas na sessão, onde Paulo Condessa se irá apresentar provocatoriamente como “um brilhante analista político”, expondo os factos que sustentam a sua tese de mestrado, intitulada “Verdade, justiça e direitos de autor: plágio em pessoa, mito ou realidade?”. A entrada é livre.

Este dia culminará com uma conferência-performance, pelas 21h00, na Casa-Museu João de Deus, em S. Bartolomeu de Messines, no âmbito das comemorações oficiais dos 184 anos do poeta e pedagogo João de Deus. A entrada é livre.

O telefone 282 442 112 e o endereço de correio eletrónico [email protected] são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para fornecimento de informações detalhadas sobre esta itinerância.

 

Comentários

pub