O turismo no Inverno

Parabéns à RTA por falar no turismo de Inverno. É hora de transformar as boas intenções em melhores práticas, o […]

Parabéns à RTA por falar no turismo de Inverno. É hora de transformar as boas intenções em melhores práticas, o que os nossos concorrentes já fazem há 20 anos. Assim repito agora dicas publicadas em 2005.

Um sub-setor lucrativo em turismo é o wellness, saúde. Décadas atrás milhares de ricos iam para as termas. E agora?

Dentes

O Jornal dos Dentistas Suecos escreveu: Goeran teria gasto 11 mil euros se fizesse dois implantes e tratasse três dentes na Suécia. Mas escreveu a uma agência em Phuket que contactou um dentista. Ao receber por email as radiografias, este fez um orçamento.

Goeran fechou um pacote de dez dias em Novembro; passava uma hora no consultório. Ajeitou uma coroa e dois buracos e iniciou os implantes. Pagou 4,5 mil euros, incluindo viagem e hotel e desfrutou de sol e piscina em pleno Inverno Nórdico. Lá voltará em Março para continuar o tratamento e apanhar sol.

Na Escandinávia, há muitos milhares de pessoas nesta situação. E na Alemanha?

Pele

Psoríase é um mal não contagioso que traz erupções feias se não receber sol constante. O sistema social sueco dá baixa e até um subsídio para quem a tem e trabalha com público (onde a vista delas é repugnante), para apanhar sol duas semanas nas Canárias, no Inverno. Há 19 mil pessoas lá nesta situação.

Desde há décadas que a cidade de Campinas, no Brasil, é um centro de plástica para idosas que esticam as suas rugas. Estima-se que 850 mil mulheres da Europa do Norte pagam muito bem por confiáveis esticadas, especialmente no nosso Inverno.

Asma e alergia

O desrespeito pela proteção ambiental resultou em meio milhão de asmáticos na Alemanha. Hoje há controle, mas o ar poluído da Polónia afeta os alérgicos. Nuvens e frio em Novembro-Dezembro e em Março desespera-os. Já há operadores organizados para levá-los para Marrocos, Canárias e Tailândia, em geral por duas semanas. Muitos vão em Novembro e em Março.

Nos Alpes, já em Março, na Holanda e Alemanha, em Abril, abrem-se as folhas de bétula, espalhando pólen; terrível para um milhão de alérgicos. Milhares tiram férias de duas semanas e fogem para o Norte ou o Sul.

SPA – Wellness

É um nicho muito rentável. Quase todos temos quilos a mais e queremos mudar hábitos alimentares. Um milhão quer deixar de fumar. Outro milhão parar de beber. Só com radical mudança de ambiente.

Decisões de Outono (ao voltar das praias onde nos comparamos com a elegância dos outros) ou promessas de fim de ano: “Vou mudar minha vida; chegar à primavera em forma”! São quarentonas com bom poder de compra.

Precisamos de formar clusters para atendê-los. Yes, we can – together!

 

Jack Soifer é autor dos livros «Como sair da Crise», «Transportes», «Portugal Rural», «Algarve/Alentejo – My Love» e «Ontem e Oje na Economia»

 

 

Comentários

pub