Docapesca promove choco e cavala no Mercado de Olhão

Aulas culinárias para ensinar a confecionar cavala e do choco integram as ações de promoção «das lotas para o consumidor», […]

Aulas culinárias para ensinar a confecionar cavala e do choco integram as ações de promoção «das lotas para o consumidor», marcadas para os dias 20 e 21, quinta e sexta-feira próximas, no Mercado Municipal de Olhão, numa iniciativa da Docapesca e da Câmara local.

As aulas são gratuitas e decorrem entre as 10 e as 12 horas, em ambos os dias. Os participantes inscritos, bem como todos os visitantes do Mercado de Olhão, poderão assistir à demonstração da confeção de duas receitas, de choco e de cavala, a cargo do Chef José Domingos, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

No decurso das aulas, o Chef irá ensinar a filetar a cavala, a preparar o choco e a tirar o melhor partido gastronómico destas duas espécies, servindo no final uma degustação de cada uma das receitas confecionadas.

Estas iniciativas de sensibilização e informação ao consumidor enquadram-se nas Campanhas de Promoção do Pescado Nacional dinamizadas pela Docapesca, em colaboração com os municípios e as Escolas de Hotelaria e Turismo locais.

As ações visam a promoção do consumo de duas espécies que são abundantes na costa portuguesa, sendo que uma delas, a cavala, é rica em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3 e tem um preço acessível.

Visam também a promoção de escolhas mais sustentáveis e responsáveis por parte do consumidor, que ao mesmo tempo contribuam para uma maior valorização da pequena pesca e das comunidades piscatórias.

Com o objetivo estratégico de Valorização do Pescado Nacional, a Docapesca promove também, nestas iniciativas, a sua nova etiqueta CCL – Comprovativo de Compra em Lota – como garantia de um produto do mar e de confiança, que, além de permitir identificar junto do consumidor final o pescado das lotas, permite agora também saber a lota do continente português onde o pescado foi transacionado.

Inscrições gratuitas através dos telefones: 289 090664 ou 961895384.

 

 

Comentários

pub