Circuito Nacional de Bodyboard arranca em Sagres

O circuito nacional Bodyboard ProTour 2014 vai começar em Sagres, nos dias 5 e 6 de Abril. “Três anos depois, […]

O circuito nacional Bodyboard ProTour 2014 vai começar em Sagres, nos dias 5 e 6 de Abril. “Três anos depois, o circuito nacional voltou ao local de onde nunca devia ter saído. Sagres é dos locais mais bodyboard de Portugal e da Europa”, disse Francisco Pinheiro, presidente da Associação de Bodyboard de Sagres (ABS), ao Sul Informação.

A etapa inaugural deste circuito profissional é organizada pela ABS, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, e tem um prize money de 2500 euros, o maior de todo o circuito.

As restantes seis etapas do Bodyboard ProTour 2014 (ver calendário abaixo) têm um prize money de 1500 euros.”Nós decidimos fazer a prova com um prize money de 2500 euros”, explicou Francisco Pinheiro.

De acordo com o presidente da ABS, a contrapartida dada para o prize money de Sagres em 2500 euros foi subir o peso da pontuação desta etapa relativamente às restantes. “O primeiro lugar nos homens vale 1400 pontos. É a prova que pontua mais para o circuito”, disse Francisco Pinheiro, sublinhando que isso vai atrair mais atletas à prova.

Recorde-se que Joana Schenker, atleta ABS, foi a vencedora do circuito feminino Bodyboard ProTour 2013, não lhe sendo entregue o título de campeã nacional apenas porque tem nacionalidade alemã.

A ABS tem ainda atletas fortes no Open masculino, como são os casos do próprio Francisco Pinheiro, os irmãos João e Gonçalo Pinheiro, Luís Duarte e Ivo Mochacho.

“Esta vai ser uma das melhores se não a melhor etapa do nacional”, prevê Francisco Pinheiro. Além de atrair muitos atletas pela pontuação elevada que atribui, a prova vai ter ainda taças para os melhores bodyboarders masculino e feminino locais, o que constitui o estímulo acrescido para a inscrição dos ‘locals‘ e até dos jovens ‘Esperanças’.

A etapa começou a ser organizada há quatro semanas, com o apoio da autarquia, que Francisco Pinheiro diz ser “fundamental”. A praia principal vai ser o Castelejo (“a que tem a onda mais consistente”) e as secundárias são Beliche, Tonel, Mareta e Zavial. A escolha depende das condições do mar. “Dois dias antes será anunciado onde vai ser o check-in“, prometeu Francisco Pinheiro.

 

Calendário Bodyboard ProTour 2014

1ª Etapa – Sagres (5 e 6 Abril)
2ª Etapa – Açores (26 e 27 Abril)
3ª Etapa – Santa Cruz (21 e 22 Julho, a confirmar) + Dropknee
4ª Etapa – Cortegaça (14 e 15 Agosto, a confirmar) + Dropknee
5ª Etapa – Praia Grande (Setembro, data depende do Sintra Pro 2014) + Dropknee
6ª Etapa (Prime) – Ericeira (6 Outubro a 4 Novembro, período de espera)
7ª Etapa (Prime) – Nazaré (7 Novembro a 6 Dezembro, período de espera)

nota: Para as duas etapas prime do circuito são apenas aceites os 16 melhores classificados Open Masculino e os 4 melhores classificados Dropknee

 

Crédito da foto: Paulo Marcelino

 

Comentários

pub