Candidatos ao «Ideias em Caixa» amadurecem os projetos com apoio de especialistas

Os projetos escolhidos para passar à segunda fase do concurso «Ideias em Caixa» do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e […]

Os projetos escolhidos para passar à segunda fase do concurso «Ideias em Caixa» do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) vão começar a “amadurecer”.

As primeiras ações de maturação e aceleração dos projetos empresariais dos promotores das ideias de negócio apresentadas começam amanhã, sábado, numa sessão que terá lugar no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia da UAlg, no Campus de Gambelas da instituição, entre as 9 horas e as 17h45.

Na quarta edição do concurso foram apresentadas 161 candidaturas, das quais foram escolhidas 50 ideias de negócio, mais 20 do que as 30 inicialmente previstas, algo que «atesta a qualidade dos projetos apresentados». Um reflexo do «sucesso da iniciativa», que, segundo o CRIA, «já superou todas as expetativas».

Estas 161 ideias envolveram um total de 314 promotores (50 por cento do género feminino), com idade média de 31 anos, que apresentaram candidaturas, individualmente ou em grupo, principalmente nos setores agroalimentar (16,1%), turismo (16,1%), saúde e bem-estar (14,3%) e, ainda, Indústrias culturais e criativas (13,7%). Foram recebidas candidaturas de vários pontos do país, mas principalmente dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão e Portimão.

Depois de escolhidas as ideias, há que dar instrumentos aos seus promotores para que as possam aprofundar. É aqui que entram as ações de maturação, compostas por oficinas, «que têm como objetivo apoiar os promotores no amadurecimento da ideia de negócio, levando-os a repensar os seus produtos/serviços, abordagem ao mercado, custos e investimento necessários, por exemplo».

Ao longo deste sábado, os concorrentes vão contar com o apoio de consultores especializados e poderão ouvir de viva voz empreendedores que se lançaram com o Ideias em Caixa e têm agora os seus próprios negócios.

«Após as ações de maturação das ideias os promotores terão oportunidade de apresentar os projetos empresariais a um painel júri, constituído por representantes de algumas entidades e empresas regionais. O júri será responsável pela avaliação e seleção das ideias vencedoras», disse o coordenador do CRIA Hugo Barros.

Para este responsável, a forte adesão ao IV «Ideias em Caixa» é um reflexo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no âmbito da promoção do empreendedorismo, pela Universidade do Algarve, através do projeto «Algarve 2015 – Empreender e Inovar».

«Este projeto, financiado pelo PO Algarve 21, permitiu-nos apostar mais na divulgação desta iniciativa e na adoção de um modelo mais eficiente de acompanhamento das ideias de negócio. O conjunto de parcerias associadas a esta iniciativa também contribuiu de forma significativa para os resultados obtidos, particularmente com o NERA, parceiro no projeto Algarve 2015, mas também numa colaboração com as Câmaras Municipais do Algarve, onde temos feito um “roadshow” de promoção do empreendedorismo», ilustrou Hugo Barros.

Quanto às ideias que não foram selecionadas nesta primeira avaliação, o CRIA continuará a apoiá-las, caso os promotores assim o entendam. «A Universidade continuará a desempenhar o seu papel na promoção do empreendedorismo na região do Algarve e todos os que necessitem de apoio, no sentido de avançarem com os seus projetos empresariais, poderão contar connosco», assegurou o coordenador do CRIA.

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