Biblioteca Nacional mostra desenhos inéditos do século XVIII sobre Vila Real de Santo António

O conjunto de desenhos manuscritos inéditos de José de Sande Vasconcelos, provavelmente datados de 1774, que mostram Vila Real de […]

O conjunto de desenhos manuscritos inéditos de José de Sande Vasconcelos, provavelmente datados de 1774, que mostram Vila Real de Santo António em construção, e foram adquiridos pela direção regional de Cultura do Algarve no ano passado, é apresentado esta quinta-feira, 27 de março, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Esta que será a primeira apresentação pública do conjunto de três desenhos está marcada para as 16h30, na sala de projeções, e será feita por José Eduardo Horta Correia, professor jubilado da Universidade do Algarve e grande especialista na temática, e pelo arquiteto João Manuel Horta, também da UAlg.

O conjunto inédito é constituído por três desenhos de José Sande de Vasconcelos, na época sargento-mor no Algarve, e representam o início da edificação de Vila Real de Santo António.

Vila Real de Santo António foi mandada edificar pelo marquês de Pombal em 1774 e foi construída em menos de dois anos sobre o areal, junto à foz do rio Guadiana.

Engenheiro militar, José de Sande Vasconcelos (1730?-1808) desenvolveu «um notável trabalho cartográfico sobre o Algarve, nas mais diversas escalas, entre 1772 e 1808».

«O grande número de manuscritos que nos legou constituem uma incontornável fonte para o estudo da região e da história da ciência e das técnicas cartográfica da engenharia militar na segunda metade do século XVIII», diz a Biblioteca Nacional em comunicado.

Neste caso, trata-se de três desenhos a tinta-da-china sobre papel, assinados e datados, um de 8 de março e outro de 9 de setembro, que pertenciam a um particular e foram comprados, pela direção regional de Cultura do Algarve para o Estado português, em leilão em Outubro passado.

José de Sande Vasconcelos é um dos «Pioneiros do Conhecimento Científico do Algarve» desvendados numa exposição itinerante promovida pela Rede de Museus do Algarve, que abre no dia 1 de abril no Museu de Portimão.

Comentários

pub