Aljezur vai apoiar estudantes do concelho com 48 mil euros em bolsas

O Município de Aljezur vai investir 48 mil euros no apoio económico a estudantes do concelho que frequentam o Ensino […]

O Município de Aljezur vai investir 48 mil euros no apoio económico a estudantes do concelho que frequentam o Ensino Secundário e Superior. A atribuição de bolsas para o ano letivo 2013/14 foram aprovadas esta semana e pretendem ser «mais um contributo para que os jovens aljezurenses prossigam e concluam os seus percursos educativos e formativos».

Esta é, segundo a Câmara de Aljezur, mais uma de um conjunto de medidas no âmbito da política de desenvolvimento social, com especial relevância para a área da educação, que tem colocado em prática.

Do investimento total, mais de 37 mil euros destinam-se a apoiar os alunos do ensino superior. Relativamente aos alunos do ensino secundário também houve um reforço nos apoios agora aprovados, uma vez que a escolaridade obrigatória de 12 anos e até aos 18 anos de idade, leva a que mais jovens se mantenham no sistema de ensino, frequentando quer cursos gerais quer cursos profissionais ou tecnológicos.

«Mas em contrapartida, a obrigatoriedade de frequentar o ensino até aos 18 anos ou completar 12 anos de escolaridade, não foi acompanhada pelo aumento dos apoios em termos da ação social escolar do Ministério de Educação, designadamente na gratuitidade dos transportes escolares, de que só beneficiam os alunos até ao 9.º ano», lembrou a autarquia.

«Na sua grande maioria, os apoios aprovados para os alunos do ensino secundário destinam-se a apoiar as famílias nas despesas com os passes escolares, que em muitos casos têm um custo mensal superior a 100 euros», acrescentou a Câmara de Aljezur.

Comentários

pub