Algarve apresenta-se em força na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Algarve, como região turística mais importante do país, vai estar presente em força na Bolsa de Turismo de Lisboa, […]

O Algarve, como região turística mais importante do país, vai estar presente em força na Bolsa de Turismo de Lisboa, o maior evento nacional dedicado ao turismo, que começa esta quarta-feira, dia 12, e se prolonga até domingo, 16 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

À semelhança do ano passado, os 16 municípios da região ficarão reunidos no stand do Turismo do Algarve, contribuindo desta forma para a promoção conjunta do destino, onde decorre, em simultâneo, a feira «Algarve Convida», com 20 expositores do trade.

A BTL é um dos mais importantes certames de turismo da Europa, que conta com a participação de mais de mil empresas e entidades. Em 2013 estiveram presentes 65 mil visitantes, sendo objetivo da organização para esta edição ultrapassar esse número.

Esta que é a 26ª edição da BTL decorre entre os dias 12 e 16 de março. Os primeiros dois dias (hoje e amanhã) são só para profissionais, abrindo ao público na sexta-feira, dia 14, das 18h00 às 23h00, no sábado, das 12h00 às 23h00, e no domingo, das 12h00 às 20h00.

O Sul Informação apresenta de seguida o que se vai passar na BTL, sob organização de entidades públicas e privadas algarvias. Mas se quiser, pode clicar aqui para conhecer o programa do Algarve na BTL com todo o detalhe.

 

Região de Turismo do Algarve:

O lançamento da Rota de Vinhos do Algarve, a apresentação do «Guia de Vinhos do Algarve» (reeditado agora com mais produtores) e de ações de marketing digital ou demonstrações de culinária da dieta mediterrânica com chefs que comandam as cozinhas de três restaurantes e hotéis da região são algumas iniciativas previstas para a próxima quinta-feira, dia 13, que será Dia do Algarve na BTL.

Estas ações promocionais reservam surpresas aos profissionais que se deslocarem às 15h00 ao espaço Algarve, no pavilhão 1 da FIL.

 

Albufeira

Desde apresentações de eventos a mostras de vinhos, muitas são as propostas para que visite o balcão de Albufeira na BTL.

Assim, ao longo de cinco dias, o espaço de Albufeira vai ser palco de diversas ações. Hoje, dia 12, haverá a apresentação do TIFAA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira, agendado para o dia 22 de março no Estádio Municipal de Albufeira, e da Festa do Basquetebol Albufeira 2014, que irá ter lugar no concelho de 9 a 13 de abril. O TIFAA irá ter como padrinho, Dani, ex-jogador do Sporting, Benfica, Ajax e Atlético de Madrid.

Mais tarde, pelas 17h00, Nilton, Serafim e Aldo Lima irão ser os convidados de honra na apresentação do Festival Solrir 2015, evento que voltará a integrar a programação de Fim de Ano de Albufeira. A encerrar as ações do dia 12 de março irá decorrer uma prova de vinhos da Adega do cantor Cliff Richard, localizada em Albufeira.

Na quinta-feira, dia 13, os visitantes terão a oportunidade de assistir à apresentação da Mostra de Vinhos de Portugal pela Confraria Bacchus de Albufeira, a partir das 16h30.

Na tarde do dia 15, sexta-feira, a partir das 16h00, será possível assistir à apresentação do evento “Albufeira Festival de Piratas e Corsários”, que terá lugar na Marina de Albufeira, de 7 a 9 de junho.

Albufeira apresenta, assim, um programa de receção aos seus visitantes que pretende dar a conhecer as potencialidades do concelho enquanto destino turístico de referência. Para além do sol e da praia, o município apresenta uma diversidade de atrações que passam pela gastronomia, golfe, comércio, paisagem, animação noturna, atividades culturais e desportivas.

A participação do Município na BTL conta com a parceria da APAL – Turismo de Albufeira que irá colaborar com a execução de sorteios de fins de semana entre os participantes da Feira.

 

Aljezur

Este ano, com especial foco no produto Turismo de Natureza, o Município de Aljezur irá promover algumas apresentações temáticas que põem em evidência as potencialidades turísticas deste concelho.

Ali terão lugar momentos específicos dedicados ao concelho de Aljezur, nomeadamente à Rota Vicentina, ao potencial do Surf e à apresentação da 4ª Etapa da Liga Moche – Circuito Nacional de Surf, que terá lugar em Junho, na Praia do Amado, à Bienal de Turismo de Natureza, prevista para Outubro, em Aljezur, ou ao Festival da Batata-doce de Aljezur, acompanhado com um momento de degustação do produto nas suas diferentes aplicações gastronómicas, a cargo do conceituado Chef Vítor Esteves.

O Município de Aljezur também promove uma visita à BTL, tendo convidado os agentes do sector turístico do concelho a visitar esta feira no dia da sua inauguração, 12 de Março.

Ainda hoje, primeiro dia da BTL, um dos estabelecimentos hoteleiros deste concelho (Hotel Vale da Telha) irá promover uma pequena mostra e degustação de produtos locais.

 

Lagoa

Lagoa aproveita a BTL para divulgar os eventos programados para o ano de 2014, sob o lema “Lagoa um mar de sentidos”.

A Câmara de Lagoa, em parceria com dois produtores do concelho, a Quinta dos Vales e a Adega Cooperativa do Algarve, proporcionará aos visitantes da BTL duas provas de vinho, uma, no sábado, dia 15, entre as 16h30 e as 17h30, e outra, no domingo, dia 16, das 15h30 às 16h30.

Será ainda feita a apresentação do Centro de Congressos do Arade aos operadores turísticos e agentes de viagens, no dia 13 de março, às 11h00.

A Câmara de Lagoa diz querer «despertar a curiosidade de todos os que passam pelo stand de Lagoa durante os próximos dias, promovendo uma maior interatividade com os visitantes, que aí encontrarão uma vasta informação e material de promoção sobre percursos, locais de interesse, nomeadamente as praias, as arribas, as visitas a grutas, a fabulosa gastronomia regional e vinhos (premiados nacional e internacionalmente), o golfe, para além de muitos outros desportos e as incríveis possibilidades de satisfazer alguns dos caprichos próprios dos tempos de lazer».

«Lagoa dispõe de um complexo de piscinas municipais, alguns dos melhores resorts e unidades hoteleiras do país, além de ser uma região de micro climas», acrescenta a autarquia.

 

Lagos

A ação de promoção turística de Lagos será levada a efeito com os concelhos de Aljezur e Vila do Bispo, no âmbito da Associação de Municípios “Terras do Infante”, e em parceria com diversas unidades hoteleiras e agentes turísticos locais, potenciando assim a capacidade de atração do município enquanto destino de excelência.

No que ao Município de Lagos diz respeito, está já prevista para dia 14, junto ao seu stand, a apresentação da produção vinícola e respetiva realização de prova de vinhos, da já conhecida Quinta Monte da Casteleja.

Esta é, sem dúvida, uma oportunidade para conhecer o que de melhor se faz em Lagos nesta área, considerando as distinções nacionais e internacionais desta marca e a afirmação do vinho enquanto produto de atração turística nacional (saiba mais em www.montecasteleja.com).

 

Loulé

Loulé vai estar na BTL com um stand promocional e irá divulgar as várias potencialidades da atividade turística, do interior ao litoral, o golfe, o património, a natureza e, em destaque, os eventos que têm projetado o nome de Loulé como o Carnaval, a Mãe Soberana, o Festival MED ou a Noite Branca.

Além da distribuição de material informativo, a Autarquia irá igualmente oferecer aos visitantes doces e licores regionais como forma de mostrar também a hospitalidade da população e de todos os agentes ligados à atividade turística.

Neste primeiro dia da feira, tem lugar a cerimónia de atribuição dos “Publituris Portugal Trade Awards”, aos quais o Município de Loulé é um dos nomeados para Melhor Autarquia na área do turismo.

No dia 13 de março, a Câmara Municipal de Loulé apresentará a 11ª edição do Festival MED no recinto da BTL.

 

Portimão

A ATP – Associação Turismo de Portimão estará na BTL para divulgar o potencial turístico deste município junto dos profissionais do setor e do grande público.

Destaque para a apresentação do projeto de turismo subaquático Ocean Revival, marcada para as 18h00 de 13 de março, na qual o seu principal mentor, Luís Sá Couto, falará sobre o impacto positivo que está a ter para a economia local o afundamento deliberado de quatro antigos navios da Marinha Portuguesa ao largo de Alvor.

 

Silves

O Município pretende com esta ação promover a sua oferta turística, divulgando os seus recursos edificados e naturais, os seus eventos (nomeadamente a XI Feira Medieval de Silves) e os principais players do mercado, como o alojamento, empresas de animação e parques temáticos. A gastronomia e vinhos serão uma aposta do Município, com a divulgação da marca “Vinhos de Silves” e das quintas de enoturismo existentes, mas também dos produtores de aguardentes, licores e produtos regionais do concelho.

Esta quarta-feira, 12 de março, às 18h00, Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves, anunciará a data oficial da XI Feira Medieval de Silves, através de uma apresentação sobre este evento de referência.

Mas haverá ainda oito apresentações de empresas locais de Silves, que vão ter lugar no auditório do espaço do Algarve, sendo este o concelho com mais representatividade no panorama regional algarvio, com degustações de sumos de laranja natural, doçaria, vinhos, aguardentes e licores.

O calendário dessas degustações começa hoje, dia 12, às 13h00, com a apresentação dos programas de visitas guiadas ao pomar, com degustação de sumos de laranja natural (MR Frutas Silves), seguindo-se uma apresentação e prova dos Vinhos Cabrita. Às 18h00, terá lugar a apresentação da XI Feira Medieval de Silves.

Amanhã, 13 de março, para as 17h30, está marcada a apresentação de cocktails com aguardentes e licores algarvios feitos ao vivo – Inovar com produto regional (Regionalarte, Silves).

Na sexta-feira, 14 de março, as apresentações começam às 16h30, com a prova dos vinhos da Quinta do Francês, seguindo-se a apresentação, pelo Café Castelo de Silves, da Inovação com produtos regionais, as aguardentes e licores, feitas pelo processo do alambique, da Talurdinha, e finalmente, às 18h00, a prova dos Vinhos Paxá. No sábado, 15 de março, a Talurdinha volta a apresentar as suas aguardentes e licores.

 

Tavira

Tavira, como comunidade representativa de Portugal da Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da Humanidade, levará à BTL o azeite do Lagar Santa Catarina, do produtor Alberto Rocha, e o pão, confecionado por uma artesã local.

Todos os dias, a região irá dar a conhecer aos visitantes um produto tradicional algarvio, entre eles, o pão, o azeite, os frutos secos, os enchidos ou o vinho, e abrir o apetite com degustações e demonstrações culinárias apresentadas por chefs convidados.

 

Vila do Bispo

Vila do Bispo mostra os seus principais atrativos turísticos, como é o caso das potencialidades naturais e patrimoniais, assim como, as culturais e gastronómicas.

No âmbito da gastronomia, o destaque vai para a afirmação do concelho como “Capital do Perceve”. Para o efeito, no decorrer do evento será exibido o filme “Marisqueiros da Vila do Bispo – Filhos de um Mar Maior”, que mostra a vida dura dos marisqueiros na apanha dos perceves.

Trata-se de um projeto levado a cabo pela Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, que tem como objetivo a preservação e gestão deste produto, bem como aquisição da sua certificação e rotulagem, concretizado através de uma candidatura ao programa PROMAR, afirmando Vila do Bispo como capital do perceve.

Em simultâneo, serão distribuídas brochuras que mostram o melhor do concelho, quer ao nível do património construído, quer ao nível do património natural. Trata-se de uma importante ferramenta de comunicação que pretende despertar o interesse nos agentes do setor no sentido de criar condições para atrair novos turistas e visitantes ao município.

A Câmara Municipal vai promover, também, os principais eventos agendados para o ano 2014. Assim, a 15ª edição do Concurso de Fado do Concelho de Vila do Bispo, a realizar de 3 de maio a 7 de junho, o 3º Festival do Perceve, a levar a efeito de 12 a 14 de setembro, e o 5º Festival Birdwatching, a realizar nos dias 3, 4 e 5 de outubro, serão os três grandes eventos em destaque ao longo da BTL 2014.

 

Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António apresenta-se nesta edição da BTL como candidata a melhor autarquia nos Prémios Publituris Portugal Trade Awards 2014, vendo assim reconhecido o seu trabalho de inovação e comunicação, bem como a visibilidade mediática dos eventos e iniciativas desenvolvidos ao longo do ano de 2013.

Durante a BTL, o município de VRSA irá apresentar diversas iniciativas e eventos, como é o caso do Mundialito 2014 ou da Copa do Guadiana, e apostará na divulgação dos seus principais produtos turísticos, nomeadamente os seus ativos naturais e patrimoniais.

Na sexta-feira, dia 14 de março, às 18h30, terá lugar uma sessão de degustação de produtos algarvios promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Vila Real de Santo António e pela Frusoal, um dos maiores produtores nacionais de citrinos, cuja sede de atividade se encontra localizada no concelho de Vila Real de Santo António.

O desafio proposto aos alunos da EHT passa pela confeção de uma «Textura de Atum com citrinos do Sotavento Algarvio», juntando na mesma receita dois produtos alimentares com forte tradição no concelho. Desta forma, VRSA responde ao tema do Algarve na BTL 2014, que tem como principal destaque o produto Gastronomia e Vinhos, e associa-se à promoção da dieta mediterrânica.

No sábado, dia 15 de março, também no stand do Turismo do Algarve, será apresentada a II edição da Copa do Guadiana, às 17h00, enquanto às 17h30 terá lugar a apresentação do Mundialito 2014, o maior torneio do mundo de futebol infantil que decorre em VRSA, entre os dias 12 e 20 de abril, e envolve a participação de mais de 4000 jogadores.

 

Empresas algarvias presentes:

Algardata

Pelo sexto ano consecutivo, a Algardata estará presente na BTL, que se realiza de 12 a 16 de março na FIL. Este ano, dará a conhecer em primeira mão o mais recente produto de Cloud Signage do qual é distribuidor em Portugal, o Unyk TV. Trata-se de um produto inovador, que permite comunicar com o cliente de forma dinâmica e criativa em tempo-real através de TV.

Esta participação irá possibilitar a apresentação e demonstração das funcionalidades deste produto a todos os visitantes.

A Algardata convida a visitarem a BTL 2014 e a passar pelo Stand D16 no Pavilhão 2, local onde estarão profissionais que poderão responder às questões e dúvidas inerentes a este produto.

 

Taste it

A marca Taste It será lançada na BTL – Feira Internacional de Turismo em Lisboa. A marca estará no stand do Algarve no Pavilhão 1 da FIL, e fará uma apresentação na quinta-feira (dia 13) às 17h00 e outra na sexta-feira (dia 14) às 15h00.

 

 

Comentários

pub