Teia d’Ideias debate «Geração mais Qualificada, Geração mais Desempregada»

«Geração mais Qualificada, Geração mais Desempregada» é o tema de mais um debate do ciclo Teia d’Ideias, marcado para hoje, […]

«Geração mais Qualificada, Geração mais Desempregada» é o tema de mais um debate do ciclo Teia d’Ideias, marcado para hoje, dia 19 de fevereiro, às 21 horas, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

«A atual conjuntura que todo o ocidente atravessa, na qual “crise” e “desemprego”, são palavras de ordem, as gerações mais jovens atravessam um percurso muitas vezes difícil no que diz respeito à entrada no mundo profissional», sublinha a Teia d’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva (TDI) que, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Rádio Costa D’Oiro, promove o debate.

Por isso, defende a associação, «urge a discussão desta temática, nomeadamente porque o novo pacote de incentivos 2014-2020 levado a cabo pela União Europeia tem como um dos principais objetivos a aposta nas pessoas e o combate ao desemprego jovem».

«Para a resolução desta problemática é necessário o trabalho conjunto das várias instituições que possuem um papel ativo nesta temática, nomeadamente escolas secundárias, universidades, gabinetes e divisões de empreendedorismo, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, entre outras. É essencial também o debate deste tema junto de jovens que se encontrem no desemprego ou à procura do primeiro emprego e ainda de jovens que encontraram no empreendedorismo a solução para este problema», conclui a Teia.

Para discutir este tema da “Qualificação e Desemprego” da nova geração, o debate contará com a presença no painel de discussão de Isabel Quirino (coordenadora pedagógica da Escola Secundária Poeta António Aleixo – Portimão), Hugo Barros (CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve) e Paulo Carrasco (coordenador do Polo de Portimão da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve).

Está prevista ainda a presença de um representante do Instituto do Emprego e Formação Profissional – Barlavento. A Teia d’Impulsos será representada no painel por Tiago Águas. A moderação do debate de ideias estará, mais uma vez, a cargo do Nuno Silva.

O encontro está aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar ativamente no debate. Este será registado em formato áudio, sendo depois transmitido, em diferido, pela Rádio Costa d’Oiro no programa “Impulso”.

No intervalo da tertúlia, haverá a oportunidade de conhecer e adquirir os livros Teia d’Ideias: Espaço de Cidadania, que agregam as principais conclusões da primeira e segunda série deste ciclo de debates.

Para o dia 26 de Março, está já agendado o 5º episódio da 3ª série da Teia d’Ideias, subordinado ao tema “Família – A Célula Social Está a Ser Devidamente Apoiada?”.

Comentários

pub