ARS Algarve assegura distribuição gratuita de produtos de Ostomia nos Centros de Saúde da região

A Administração Regional de Saúde do Algarve informou hoje que a distribuição gratuita de produtos de Ostomia se encontra «assegurada […]

A Administração Regional de Saúde do Algarve informou hoje que a distribuição gratuita de produtos de Ostomia se encontra «assegurada desde o início desta semana em todos os Centros de Saúde da região».

Com a regularização do fornecimento dos respetivos materiais e a sua disponibilização nos Centros de Saúde, a ARS, tal como havia já assegurado no início deste mês, afirma continuar assim a «garantir de forma uniforme a sua distribuição gratuita nos Centros de Saúde da Região durante o ano de 2014».

A ARS sublinha, porém, que, «apesar de não existir uma obrigação legal nesta matéria em relação aos Centros de Saúde», optou, «ao longo dos últimos anos, por disponibilizar os referidos materiais/produtos de forma gratuita aos utentes que deles necessitam nos Centros de Saúde da região».

No início deste mês de Janeiro, a Federação Regional do PS/Algarve tinha criticado os centros de saúde da região por não estarem a disponibilizar gratuitamente esses materiais, como tinha sido feito até então, e os doentes terem que adquiri-los por 150 euros e depois pedir o reembolso.

Em comunicado, os socialistas algarvios denunciaram que os Centros de Saúde, pelo menos desde Dezembro do ano passado, tinham «deixado de disponibilizar sacos e placas de colostomia aos doentes ostomizados, na sua maioria doentes oncológicos», devido à «falta de material nos serviços farmacêuticos da ARS Algarve».

O PS lamentava que a ARS não tivesse «desenvolvido qualquer mecanismo de proteção para os doentes com dificuldades económicas, uma vez que estes terão que passar a dispor de uma média de 150 euros para comprar o material de colostomia».

Os socialistas consideraram mesmo que tal decisão «demonstra uma profunda insensibilidade» para com os doentes.

Comentários

pub