ACTA leva à cena «as Cartas Ridículas» de Fernando Pessoa para Ofélia Queiroz

A paixão virtual entre o poeta Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz vai ser explorada na peça «As Cartas Ridículas do […]

A paixão virtual entre o poeta Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz vai ser explorada na peça «As Cartas Ridículas do Senhor Fernando e os Suspiros Líricos da menina Ofélia», que a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve vai levar à cena nos dias 18 e 25 de janeiro, às 21h30 e a 19 e 26 de janeiro, às 16 horas, no Teatro Lethes, em Faro.

O texto é uma criação da ACTA a partir de cartas de Fernando Pessoa, com encenação, dramaturgia e adaptação de Paulo Moreira. A conceção da peça é de Luís Vicente, igualmente responsável pela direção artística e de produção. Os intérpretes são Bruno Martins e Tânia Silva.

«Trata-se da dramatização de alguma da correspondência trocada entre Fernando Pessoa e Ofélia Queiroz. À referida correspondência são acrescentados textos de Fernando Pessoa e também do próprio encenador. Toma-se por pressuposto dramatúrgico que o senhor Fernando sabe o que está a fazer enquanto a menina Ofélia é enredada no idílio inconsequente de uma paixão sem correspondência», descreve a ACTA.

E se «no senhor Fernando há uma racionalidade com objectivos experienciais que visam servir a sua obsessiva e obstinada produção poética», já na menina Ofélia «há uma participação irreflectida como desígnio de destino». «Portanto, o enredo, a manipulação, a “encenação”, são dele; ela cumpre o que ele determina que se cumpra», conclui a companhia teatral.
O bilhete para o espetáculo custam 10 euros, para o público em geral e 7,5 euros para menores de 30 anos e maiores de 65.

Comentários

pub