Telas restauradas voltam ao local de origem na Igreja do Colégio

As telas restauradas da Igreja de São Francisco Xavier ou do Colégio vão ser apresentadas, no seu local de origem, […]

As telas restauradas da Igreja de São Francisco Xavier ou do Colégio vão ser apresentadas, no seu local de origem, a Igreja do Colégio, em Portimão, no dia 3 de dezembro, às 18h30.

Quatro das 16 telas restauradas do Colégio dos Jesuítas de Portimão já tinham sido apresentadas no átrio do Museu de Portimão, em julho passado.

As 16 telas foram mandadas restaurar, por iniciativa da Câmara de Portimão, na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, em Lisboa, entre 2009 e 2011, voltando agora ao seu local original.

O Padre Mário Sousa, pároco de Portimão, revelou ao Sul Informação que as telas «vão ficar nas paredes da Igreja, na medida do possível, pois as seis telas maiores estavam, até finais do séc. XIX, no lugar onde hoje se encontram os retábulos dos altares laterais. Foram retiradas nessa altura e não estavam expostas porque o tamanho delas não o permitia, pois não há paredes suficientes na Igreja para as seis».

Assim, as 10 telas mais pequenas «vão ficar todas na Igreja», mas, das seis maiores, «quatro ficarão na Igreja (duas definitivamente, nos terminais do transepto; duas em lugar provisório, na parede junto do coro alto)», enquanto «as outras duas ficarão, provisoriamente, uma na capela-mor da Igreja Matriz e outra na Capela do Lar da Misericórdia, esperando a concretização do pensado e desejado Museu de Arte Sacra», acrescentou o Padre Mário Sousa.

No dia 3, será também apresentado o livro «Igreja Matriz de Portimão – ontem e hoje, memória fotográfica do restauro», que recorda as recentes e profundas obras de conservação e restauro a que a Matriz foi sujeita.

A apresentação das telas restauradas é promovida pela Câmara de Portimão, Paróquia da Igreja Matriz e Santa Casa da Misericórdia de Portimão.

Comentários

pub