Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim projeta Residência para doentes de Alzheimer

A Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim prevê a construção de uma Residência para doentes de Alzheimer, num investimento […]

A Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim prevê a construção de uma Residência para doentes de Alzheimer, num investimento de 2,5 milhões de euros.

O projeto de arquitetura para a construção da Estrutura Residencial para Doentes de Alzheimer foi dado a conhecer por José Cabrita, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, ao presidente da Câmara Francisco Amaral, durante uma reunião de trabalho.

O equipamento social, a construir no antigo edifício sede da Casa do Povo de Castro Marim, destina-se a dar uma resposta eficaz e adequada às necessidades específicas dos indivíduos portadores da doença de Alzheimer, não só aos doentes do concelho, mas de toda a região algarvia.

A sul do Tejo, não existe qualquer unidade desta natureza que possa responder a doentes com esta patologia, «constituindo assim um grave problema para as famílias que têm doentes de Alzheimer a seu cargo, visto que os Lares da Terceira Idade não têm estruturas físicas, nem pessoal especializado adequados», salienta a Câmara de Castro Marim em nota de imprensa.

Consciente da dificuldade que é a edificação de uma Estrutura Residencial com estas características, o provedor da Santa Casa da Misericórdia «acredita, firmemente, que esta poderá ser uma realidade num prazo de dois anos, pois trata-se de resolver um problema que aflige seriamente os pacientes de Alzheimer e as famílias: o seu internamento e a qualidade de vida destas pessoas».

Para o presidente da Câmara Municipal, a construção deste equipamento, que terá capacidade para 70 utentes, podendo criar 50 postos de trabalho, é «uma boa notícia para Castro Marim».

Em primeiro lugar, «porque reflete as preocupações sociais e o dinamismo da Santa Casa da Misericórdia», depois porque «constitui um bom exemplo no acompanhamento de uma doença que, infelizmente, tem vindo a registar um crescimento muito significativo».

No âmbito da doença de Alzheimer, no mês de janeiro, na biblioteca Municipal, haverá uma conferência sobre esta problemática com a participação da neurologista Isabel Valente, do Hospital de Faro.

Comentários

pub