Estação de Tunes vai estar em “estado de emergência” no sábado à tarde

A Estação Ferroviária de Tunes vai estar em “estado de emergência” este sábado, dia 7 de dezembro, no âmbito de […]

A Estação Ferroviária de Tunes vai estar em “estado de emergência” este sábado, dia 7 de dezembro, no âmbito de mais um exercício do tipo «Livex», que tenta, ao máximo, reproduzir uma situação real, com meios no terreno. O Exercício Distrital «Tunes 2013» será realizado durante a tarde e pretende testar o Plano Prévio de Intervenção (PPI) para a Linha Ferroviária do Algarve, elaborado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O exercício vai contar com a participação de mais de uma centena de operacionais, «oriundos dos diversos Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes da Região do Algarve, os quais serão acionados como se de uma situação real se tratasse», anunciou o CDOS de Faro, num comunicado.

Com este «Livex», pretende-se «exercitar, no âmbito do PPI para a Linha Ferroviária do Algarve, os procedimentos de coordenação ao nível estratégico, bem como o conceito de operação, ao nível tático e de manobra, tendo em vista atingir um elevado nível de eficiência na intervenção e sustentação das operações de proteção e socorro, decorrentes de acidentes que ocorram naquela infraestrutura».

O exercício é promovido pela Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Faro e planeado e conduzido pelo CDOS de Faro, em parceria com a REFER, a CP e CP Carga.

Comentários

pub