E se hoje fossemos todos Bivar?

Deejays, poesia, teatro, animação de rua, design, artes plásticas, comércio, exposições, mercado da traça, gastronomia, veículos ecológicos, desfile de moda, […]

Deejays, poesia, teatro, animação de rua, design, artes plásticas, comércio, exposições, mercado da traça, gastronomia, veículos ecológicos, desfile de moda, flash mob. Há de tudo um pouco na segunda edição da iniciativa «Bivar – Arte, Design e Cultura», que hoje, entre as 16h00 e as 2h00 da manhã, volta a invadir a Rua Conselheiro Bívar, na Baixa de Faro. A única condição: é que cada iniciativa tenha doses maciças de criatividade.

Esta é, segundo os seus promotores, uma iniciativa que pretende dar o impulso para a criação de um circuito cultural na Rua Conselheiro Bivar, uma das ruas mais emblemáticas da noite farense.

A «Bivar – Arte, Design e Cultura» é organizada por um conjunto de entidades e pessoas, com destaque para Vera Pinheiro, da loja «Sardinha de Papel», uma das primeiras a abrir recentemente naquela rua, Davide Alpestana, do Palácio do Tenente, André Oliveira, do Hotel de Faro, e ainda António Lacerda, da Associação Nacional de Designers, cuja sede também ali funciona.

Depois do balanço «extremamente positivo» da primeira edição do Bivar, em outubro, que «superou todas as expetativas e mais algumas», como salientou André Oliveira, do Hotel Faro, em entrevista à RUA FM, «nesta segunda edição, já temos mais parceiros», acrescentou Davide Alpestana, do Palácio do Tenente.

«Há um envolvimento espontâneo, significa que as pessoas de Faro estão atentas, querem fazer coisas, e nós estamos cá para envolvê-las», disse ainda Alpestana na entrevista à rádio universitária.

Por seu lado, Vera Pinheiro sublinhou que «cada espaço tem a liberdade de programar o que faz sentido para si e a diferença entre cada espaço também enriquece a iniciativa».

David Alpestana anunciou que o dia de hoje será pretexto para reabrir, no âmbito do Bivar, «duas lojas que estavam fechadas» na Rua Conselheiro Bivar. «Uma terá uma exposição dos alunos de Artes Visuais da Universidade do Algarve, a outra, a antiga Loja do Chiado, vamos reabrir para colocar lá o mercado da traça, durante o dia, e a performance do te-Atrito, à noite».

Da vasta programação, além dos eventos já referidos, destaca-se, às 16h00, a inauguração, pela Associação Nacional de Designers, da exposição fotográfica “Foto Assemblagem”.

O Palácio do Tenente recebe o Natal Mix, onde se descobre moda, reciclagem criativa ou música.

Na Sardinha de Papel, ao som do Dj Sir Aiva, pode visitar-se uma exposição do curso de cerâmica criativa e a exposição “Formas relacionais”.

O Hotel Faro recebe uma tertúlia sobre a violência e no Edifício do Bar da Associação (B.A) está patente uma mostra de artes do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve.

Há também emissão da RUA no local entre as 16h00 e as 19h00.

Conheça aqui o programa completo:

 

 

Comentários

pub