Ocupação hoteleira no Algarve continuou a subir mesmo em Outubro

Uma taxa de ocupação global média/quarto de 60,9% em Outubro passado, 7,9% acima do valor verificado em 2012, nas unidades […]

Uma taxa de ocupação global média/quarto de 60,9% em Outubro passado, 7,9% acima do valor verificado em 2012, nas unidades hoteleiras do Algarve, permite manter a tendência de crescimento que se vem verificando nos últimos meses.

Ainda que a ocupação hoteleira tenha caído cerca de 22% em comparação com o mês anterior, o de Setembro, essa quebra é considerada «normal» pelos hoteleiros, já que é em Outubro que começa a chamada época baixa do turismo algarvio.

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) destaca ainda uma outra subida no passado mês: a do volume de negócios, que cresceu 7%, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A AHETA não forneceu, porém, dados sobre a taxa de rentabilidade, pelo que se desconhece se esse aumento do volume de negócios se traduziu em ganhos efetivos para as empresas hoteleiras.

Aliás, dados a nível nacional divulgados pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), indicam que, apesar da procura crescente verificada em agosto, as cadeias hoteleiras nacionais perderam rentabilidade no seu mês mais forte do ano.

O jornal «Económico», citando os dados da AHP, salienta que a receita média por turista nos hotéis portugueses caiu 9,17% em agosto – o melhor período para o setor – quando comparado com o mesmo mês de 2012. A associação liderada por Cristina Siza Vieira definiu mesmo como “preocupante” esta situação.

 

Mais alemães, britânicos e franceses

No Algarve, e em outubro, a grande fatia da subida das taxas de ocupação ficou a dever-se, em termos percentuais, aos hóspedes alemães (mais 57,7%), britânicos (+1,4%), e franceses (+31,7%).

Em sentido contrário, os hotéis do Algarve receberam menos turistas portugueses (-20,1%) e espanhóis (-7,5%), traduzindo a crise que se continua a viver em ambos os países.

As zonas de Portimão/Praia da Rocha (+14,0%), Lagos/Sagres (+12,7%) e VRSA/Monte Gordo (+9,6%) foram as que apresentaram as maiores subidas nas ocupações, em outubro.

Por outro lado, a taxa de ocupação média mais elevada registou-se na zona de Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (66,8%), seguida pela zona de Albufeira (65,6%), que em setembro tinha alcançado a maior taxa do Algarve (85,7%).

Por categorias, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3* (+11,6%) foram os que apresentaram a maior subida nas ocupações, seguidos pelos hotéis e aparthotéis de 3* (+10,3%).

Os hotéis e aparthotéis de 3* foram também os que apresentaram a ocupação mais alta (63,8%). Os de 2* registaram a mais baixa (55,1%).

Comentários

pub