Dino d’Santiago apresenta «Eva» em concerto no Cine-Teatro Louletano

O concerto de apresentação do novo trabalho do quarteirense Dino d’Santiago, músico nomeado para Cabo Verde Music Awards 2013, está […]

O concerto de apresentação do novo trabalho do quarteirense Dino d’Santiago, músico nomeado para Cabo Verde Music Awards 2013, está marcado para dia 13 de dezembro, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

No dia em que celebra o seu 31º aniversário, o cantor fará ecoar os sons de “Eva” no concelho que o viu nascer, naquele que será o primeiro espetáculo em Portugal após o lançamento do seu novo disco.

Na busca pelo conhecimento das suas origens, a visita à Ilha de Santiago em Cabo Verde acabou por delinear um novo rumo na carreira do artista. Em jeito de homenagem à sua família e raízes, surge “Eva”, resultado da interiorização e maturidade, que só uma alma plena de amor pode mover de inquietude e experiência.

A acompanhar Dino d’Santiago vão estar em palco Ivan Gomes, na guitarra, Renato Chantre, no baixo, Gileno, no trompete, Miroca Paris, na percussão, e Lígia Pereira e Elísio Pereira, nos coros

O Cine-Teatro Louletano será assim palco de um concerto memorável, impregnado pelo calor de quantos têm de perto testemunhado o seu caminho e com ele podem assinalar tão especial comemoração.

Os bilhetes para este espetáculo custam 8 euros.

Este espetáculo insere-se, segundo revela a autarquia, «na política cultural que a Câmara Municipal de Loulé pretende implementar e que passa, fundamentalmente, por uma forte aposta nos artistas do Concelho e na produção local, como forma de promover o que de melhor se faz no Concelho de Loulé».

 

Um músico nascido em Quarteira que reencontrou as suas raízes

Claudino de Jesus Borges Pereira – Dino d’Santiago – nasceu há 30 anos, em Quarteira. O mais velho de três filhos, desde cedo se habituou a assistir aos ensaios dos coros que os seus pais, catequistas, ensinavam. A música corria-lhe nas veias, mas durante grande parte da sua adolescência, quis ser pintor.

Se o acaso existe, Dino cruzou-se com ele no dia em que foi acompanhar uma amiga num casting para o programa de televisão, Operação Triunfo. Era o ano de 2003. Inesperadamente, fez o casting e foi selecionado. Acabou por ser um dos finalistas. Na música, para além dos coros, Dino trazia a experiência de um grupo de Hip Hop, os Opinião Pública, uma banda que fundou e da qual fez parte.

Num ápice, a vida mudou, e Dino, que já amava a música, abraçou-a de corpo e alma. Em 2004 fez parte da Jaguar Band, o grupo de músicos que acompanham os Expensive Soul em concertos ao vivo.

Em 2008, com o pseudónimo Dino SoulMotion, lançou o primeiro álbum a solo: “Eu e os Meus”, com a colaboração de artistas de renome como Virgul e Pacman (Da Weasel), Valete, Sam The Kid, Ângela Pais, AS2 e de Tito Paris, no tema “Mamã”.

No ano seguinte, juntou-se a Virgul (Da Weasel) e fundaram os Nu Soul Family. Com “This Is For My People”, a banda conquistou o público e venceu o prémio da MTV na categoria de Portuguese Best Act.

Consciente de que a família é o seu centro, Dino partiu à procura das suas raízes e, com o pai, aprofundou o conhecimento das suas origens, visitando a “sua” Ilha de Santiago, em Cabo Verde. O impacto foi tão forte que viria a delinear o seu caminho. Passava agora, por juntar os sons quentes africanos, ao Fado, numa fusão singular.

Definido o novo rumo e, em jeito de homenagem à sua família, o músico assumiu um novo nome artístico: Dino d’Santiago, e viajou. No regresso, trazia experiências, sensações, influências e uma maturidade que lhe permitiu mergulhar dentro de si, para melhor se poder revelar. “Eva” foi o resultado: “Este disco sou eu, é o resultado do que vejo, do que sinto. Procuro a simplicidade e o amor. É nisso que acredito”.

O disco conta com a participação do cantor cabo-verdiano Jay, no tema “Nôs Tradison” e do cantor e compositor angolano Paulo Flores, em “Pensa na Oji”. O crioulo de Cabo Verde e o português são as línguas dominantes, numa mistura perfeita de sons únicos da lusofonia.

A produção do seu novo CD conta com Sara Tavares, Jorge Fernando, Rolando Semedo, Hernani Almeida e Diogo Clemente.

Dino D’Santiago foi nomeado para os Cabo Verde Music Awards 2013 (CVMA), na categoria de Melhor Voz com o tema “Nôs Tradison” e na categoria de Melhor Batuku/ Kola SanJon com “Ka Bu Tchora”.

Comentários

pub