Na próxima sexta-feira «A Terra Treme» em todo o território nacional

Na próxima sexta-feira, «A Terra Treme», mas apenas para os que se quiserem associar, individual ou coletivamente, ao exercício público […]

Na próxima sexta-feira, «A Terra Treme», mas apenas para os que se quiserem associar, individual ou coletivamente, ao exercício público de preparação para o risco sísmico que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai promover em todo o território nacional.

Qualquer pessoa pode participar, bastando inscrever-se no site da iniciativa, «individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas)» e, às 11h10 de dia 11 de outubro, dispensar um minuto a simular que está a decorrer um sismo. Baixar, proteger e aguardar são os três gestos  que cada um terá que fazer.

Durante o exercício, os cidadãos devem, desde logo, baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra), de seguida devem proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, devem aguardar até que a “terra pare de tremer” (um minuto).

Gestos simples, mas que convém «aprender e treinar», já que «podem salvar vidas em caso de sismo», lembra a ANPC.

Os cidadãos que se inscreverem, podem (e devem) fazer o exercício «onde quer que estejam», à hora designada, em qualquer ponto do país.

«O objetivo de “A Terra Treme” passa, sobretudo, pela promoção da informação e mobilização da sociedade civil para a adoção de comportamentos adequados de autoproteção em caso de ocorrência de sismo. É, acima de tudo, uma ação de sensibilização que promove o conhecimento do risco sísmico e a adoção de medidas para a mitigação das suas consequências», explica o Presidente da ANPC Manuel Mateus Couto.

Aos voluntários que aderirem ao exercício pede-se que promovam «a animação desse minuto, o debate e a partilha de ideias antes ou após o exercício, de forma a melhorar algumas fragilidades identificadas, organizando desde já o exercício do próximo ano».

Comentários

pub