Ministério do Ambiente lança a 1 de novembro concurso para repor areia em 7 praias do Algarve

O Ministério do Ambiente vai lançar, no dia 1 de novembro, o concurso público para a obra de alimentação artificial […]

O Ministério do Ambiente vai lançar, no dia 1 de novembro, o concurso público para a obra de alimentação artificial de sete praias de três concelhos do Algarve, no valor de 5,4 milhões de euros.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, em Lagoa, pelo secretário de Estado do Ambiente. Paulo Lemos adiantou que as praias abrangidas serão as do Carvoeiro, Benagil, Nova e da Cova Redonda, no concelho de Lagoa, Castelo e Coelha, em Albufeira, e ainda D. Ana, em Lagos.

Sebastião Teixeira, diretor regional da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), responsável pelas obras, disse ao Sul Informação que, apesar de gostar «que as intervenções ficassem prontas antes da próxima época balnear», tudo vai depender do tempo que os processos burocráticos vão levar. Mas, acrescentou, «seguramente que as obras estarão prontas durante o ano de 2014».

Ao todo, deverão ser lançados dois concursos, um referente à Praia de D. Ana, em Lagos, e o outro englobando as restantes seis praias. Em média, a intervenção em cada uma das praias deverá demorar cerca de 15 dias, com a sua alimentação através de areias dragadas do mar que lhe fica em frente, tal como já foi feito, por exemplo, em Albufeira.

O objetivo é não só garantir a manutenção dos areais, como afastar os banhistas das arribas, aumentando a área disponível da praia.

O secretário de Estado do Ambiente esteve esta manhã em Lagoa, para presidir à assinatura do contrato da empreitada de Passadiço e Trilho entre o Algar Seco e o Forte de Nossa Senhora da Encarnação, na Praia de Carvoeiro.

A obra, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do Programa Litoral, irá custar 212 mil euros.

O secretário de Estado Paulo Lemos anunciou ainda que há investimentos dentro do mesmo programa em curso em Albufeira e na Praia da Rocha, acrescentando que «estão a ser investidos 360 mil euros no Algarve, através do Programa Litoral».

 

Comentários

pub