Museu do Trajo de São Brás volta a acolher «Desfolhada à Moda Antiga»

Uma «Desfolhada à Moda Antiga» vai animar os jardins do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, na noite […]

Uma «Desfolhada à Moda Antiga» vai animar os jardins do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, na noite de sábado, a partir das 20 horas. Os são-brasenses juntam-se para reavivar esta tradição bem antiga, onde não faltará a recriação de trajos e afazeres de outrora, sem esquecer a busca pelo milho-rei.

«Esta iniciativa relembra o grande dia da desfolhada, um encontro intergeracional em plena eira para retirar as folhas da colheita do milho, deixando apenas as maçarocas. Este dia especial assinalava o final das colheitas, bem como o ambiente de entreajuda vivido no seio das comunidades. A este espirito de colaboração juntavam-se as típicas modas da altura e os petiscos num animado dia de convívio e festa», descreveu a Câmara de São Brás.

Esta era também uma festa especial para os jovens, que se juntavam «na expetativa de encontrar o Milho Rei – uma maçaroca rara de milho vermelho – que segundo a tradição obrigava a dar um beijinho a todos os participantes na roda». Ou seja, muitas vezes, «era a tão aguardada oportunidade de dar um beijinho aquela pessoa especial…».

«De entrada gratuita, esta VI Desfolhada à Moda Antiga, organizada pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e Rancho Típico Sambrasense, com o apoio da Câmara Municipal e Museu do Trajo, leva ao Museu do Trajo as tradições de outros tempos para não deixar cair no esquecimento as raízes do passado são-brasense», concluiu a autarquia.

Comentários

pub