Docapesca promove polvo e cavala na Feira de Dieta Mediterrânica de Tavira

A Docapesca vai promover o polvo e a cavala na Feira da Dieta Mediterrânica que irá decorrer a partir de […]

A Docapesca vai promover o polvo e a cavala na Feira da Dieta Mediterrânica que irá decorrer a partir de sexta-feira e até domingo em Tavira. A empresa que gere as lotas portuguesas vai promover degustações destas iguarias e aulas de culinária, para promover o consumo destas espécies, abundantes nas águas da região.

O uso de muito pescado é uma das caraterísticas que distingue a Dieta Mediterrânica em Portugal das dos outros países, mais uma razão para aprender algumas receitas com um chefe de cozinha profissional.

Assim, no dia 6 de Setembro, pelas 20 horas, irá ter lugar uma Degustação com Polvo do Algarve. Já nos dias 7 e 8 de Setembro, entre as 10 e as 12 horas, decorrerão Aulas de Culinária, abertas ao público, com Polvo e Cavala. Todas estas iniciativas se realizam no Mercado da Ribeira em Tavira.

«O Polvo é uma espécie de enorme importância económica e social para a pesca artesanal da região algarvia. Destaque-se o facto de que até Agosto de 2013, as vendas de Polvo nas lotas do Algarve aumentaram cerca de 3,65 milhões de euros, passando de 4,998 milhões de euros em 2012, para 8,651 milhões de euros em 2013, no período homólogo, com especial impacto nas lotas de Olhão e Santa Luzia», lembrou a Docapesca.

Esta participação da empresa na Feira da Dieta Mediterrânica enquadra-se nas Campanhas da Cavala e do Polvo, desenvolvidas pela Docapesca no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cofinanciado pelo programa PROMAR. O CCL tem como objetivo contribuir para a valorização qualitativa e quantitativa do pescado e, consequentemente, para a sustentabilidade dos recursos, para o aumento da rentabilidade do sector das Pescas em Portugal e da retribuição dos nossos pescadores.

Já o certame, organizado pelo Município de Tavira, insere-se na promoção da Candidatura Transnacional da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, que inclui sete países, em fase de deliberação pela UNESCO, na qual Portugal participa através da sua comunidade representativa, Tavira.

Comentários

pub