Programa «Mão Amiga» já ajudou 15 famílias de São Brás de Alportel

O Programa «Mão Amiga» já ajudou a melhorar as condições de vida de 15 famílias do concelho de São Brás […]

O Programa «Mão Amiga» já ajudou a melhorar as condições de vida de 15 famílias do concelho de São Brás de Alportel. O projeto social de cariz habitacional da autarquia são-brasense motivou, até agora, um investimento de perto de 78 mil euros, na realização de obras de melhoria em habitações de famílias carenciadas.

A construção de instalações sanitárias em habitações que não possuíam este equipamento básico para a qualidade de vida familiar, a reabilitação de cozinhas, que não apresentavam condições mínimas de higiene e dignidade e a reparação de telhados e coberturas são as intervenções mais frequentes neste programa, que tem sido responsável por mudar o lar desta dezena e meia de famílias.

«Igualmente relevantes têm sido as intervenções com vista à adaptação das habitações para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo significativas melhorias na funcionalidade do lar», revelou a Câmara de São Brás de Alportel.

O «Mão Amiga» continuará em vigor e já se encontram em análise mais alguns pedidos de apoio, «prevendo-se que mais uma dezena de famílias possa ser apoiada nos próximos meses».

As situações de doença e incapacidade e a existência de menores e dependentes são critérios preferenciais na atribuição destes apoios que privilegiam as famílias com maiores dificuldades económicas e sociais.

A atribuição dos apoios ao abrigo do Programa Mão Amiga obedece a um conjunto de critérios e regras definidos em Regulamento Municipal.

O processo inclui várias fases e constante acompanhamento e passa por uma análise cuidada por parte de uma equipa que envolve a divisão de obras municipais e os serviços sociais da autarquia, cabendo ao executivo municipal, em reunião de câmara deliberar sobre a atribuição de cada um destes apoios.

Comentários

pub